Sunday, January 03, 2021

Soul

 Era a grande aposta de animação do ano quer da Disney e principalmente da sua ligação com a Pixar, num filme que trazia pela primeira vez um protagonista negro. Em face da pandemia criado foi decidido que o filme acabaria por ser lançado como prenda de natal da plataforma disney +. As criticas e receção do filme foi muito positiva dentro daquilo que habitualmente a pixar nos habituou nos seus originais. Em termos comerciais foi a grande aposta da Disney + e tudo indica que o resultado é positivo.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo tem todos os elementos que a Pixar habitualmente trás aos seus filmes na dose simples e que demonstra que ninguem como a Pixar consegue ao mesmo tempo ter filmes emotivos, com uma mensagem muito particular, humor e uma originalidade unica na sua abordagem que e uma assinatura da produtora. Aqui temos ainda para adocicar tudo um hino ao jazz.

Em termos concetuais podemos ter um filme algo dificil para os mais pequenos principalmente pela existencia de alguns conceitos menos objetivos como alma, morte e vida, o que torna o filme em muitos momentos algo complicado, mas que principalmente para os adultos o torna imediatamente mais proximo e acima de tudo com um significado completo, ainda para mais com alguns apontamentos de humor particularmente bem conseguidos.

Soul e mais que tudo um filme dentro daquilo que a pixar tem feito com os seus valores bem presentes e que o tornam num outro grande filme de animação dentro de um parametro de qualidade que quase nenhuma outra produtora de animação se consegue aproximar. AInda para mais quando moralmente e do mais bem conseguido que a pixar nos mostrou.

A historia fala de um aspirante continuo a musico de Jazz, que acaba por estar prestes a cumprir o seu sonho quando cai num buraco e acaba por falecer. Contudo a sua alma acha que ainda não cumpriu o seu designo e acaba por tudo fazer para regressar a terra na companhia de uma alma nova.

Em termos de argumento o filme e termos de originalidade e de moralidade muito competente. Consegue funcionar como historia e em termos de humor embora nos pareça algo adulto demais para um filme para os mais pequenos, e isso num filme de animaçao pode ser uma menos valia.

Na realizaçao a dupla aqui com o leme ja foi responsavel por alguns dos produtos de sucesso da Pixar. Sabem jogar com o realismo e com a curiosidade para tornar o filme funcional, tendo espaço para no mundo das almas dar algum aso a originalidade que funciona mesmo com um simplismo artistico.

No cast de vozes a excelente escolha de Foxx acaba por ser uma mais valia clara na forma como o filme comunica com o espetador, sendo Fey uma escolha também funcional, num filme com muito mais significado do que qualquer um dos seus parametros.


O melhor - A mensagem


O pior - Muito pouco infantil


Avaliação - B+



No comments: