Friday, August 14, 2020

Hamilton

 Numa altura em que o cinema continua em total repouso e mesmo as aplicaçoes de streaming vao tendo alguma dificuldade no lançamento ou mesmo no resultado comercial dos seus produtos, foi a Disney que conseguiu um dos melhores lançamentos deste verão com o lançamento de uma versão em longa metragem filmada in loco de um dos musicais de maior sucesso dos ultimos anos e que se tornou tambem num dos filmes com melhores avaliações criticas deste ano.

Sobre o filme temos um estilo redutor de ser uma filmagem de uma peça de teatro com todos os adereços como aplausos interregno. E obvio que se trata de uma historia imponente proxima dos americanos e da sua historia, bem interpretada e bem cantada embora nos pareça que e teatralizada ao maximo ou nao fosse um projeto com esse vetor. Isso faz com que seja um cinema que mais nao e do que uma gravaçao e isso pode ser curto principalmente num cinema que passa dificuldades.

A historia vale mais pelas interpretaçoes cantadas do que propriamente por termos uma projeto grande em termos de cenario ou de tamanho da produçao, e uma peça que tem no facto de ser totalmente cantado do primeiro ao ultimo minuto as suas maiores virtudes e o seu maior esplendor. A historia de ALenxander Hamilton tambem nos parece com a dimensao suficiente para uma produçao deste genero.

Por tudo isto Hamilton mais do que um grande filme que acaba por nao ser ja que e bastante redutor e uma homenagem a Brodway em dificuldades pela situaçao pandemica em que vivemos. Fica a ideia da qualidade dos seus interpretes e da forma contemporanea como uma historia da historia nos e contada.

A historia fala-nos sobre a peça da broardway sobre Alenxander Hamilton e as diferentes fases da sua vida, num live action de uma produçao da broadway de grande sucesso.

Em termos de argumento a historia e simples com a dificuldade dos dialogos serem cantados do primeiro ao ultimo minuto e normalmente com a uma execuçao de primeiro plano. A historia e simples e descritiva.

Na realizaçao a cargo de Thomas Kail um realizador que ganhou recentemente notoriedade com a sua serie Fosse/verdon tem aqui um trabalho simples de transmitir em imagens uma produçao da broadway com diferentes prespetivas e uma realizaçao simplista.

No leque de actores o filme e dominado do primeiro ao ultimo minuto por um Miranda no seu terreno prodigo, principalmente pela sua capacidade de interpretar com a voz que o tornou num dos maiores atores de musicais do momento, aqui ganha tambem alguma notoriedade que tem sido cada vez maior no grande ecra.


O melhor - A peça e a interpretaçao cantada

O pior - Fica a ideia que em termos de cenarios para uma produçao da broadway e algo redutor


Avaliação - B-

No comments: