Sunday, April 21, 2019

Under the Silver Lake

Surpreendentemente presente na seleçao oficial do ultimo festival de Cannes este irreverente filme não conseguiu sair da competiçao fortalecido, devido ao facto de ter obtido diversas criticas misturadas que valorizavam a irreverencia, as caracteristicas tecnicas e a interpretaçao de Garfield mas saiam confusos de tudo o que o filme dava. Talvez por isso o filme apenas um ano depois estreiou em alguns cinemas nos EUA e com resultados curtos, mas tambem me parece que este nunca quis ser um filme de multidoes.
Lynch seria uma questão de tempo ate ter os seus discipulos assumidos, No passado já tivemos Richard Kelly e agora temos David Robert Mitchell um filme que nos tras uma personagem num contexto mas que depois apenas se limita a colar sequencias sem grande logica numa confusao nao só de intriga mas acima de tudo conceptual que ao longo de duas horas nos vai completamente saturando com algo sem congruencia e que nos parece apenas querer ser uma opera de sentidos e poucos mais.
Podemos valorizar a irreverencia por si so, mesmo quando ela como no caso deste filme nada significa temos uma curiosidades uns seres estranhos e um Garfield bem diferente daquilo que costumamos ver, mas no final olhamos incredulos para a forma como gastamos duas horas num filme sem bussula, sem mensagem e sem qualquer significado e quando e assim sobra uma rebeldia mais que vazia neste fillme.
Nao sou nem nunca vou ser adepto do sem sentido seja ele de que forma for, e este filme nao sem um sentido definido, temos alguns toques musicais, alguma satira a procura do sucesso em Hollywood mas parece claro que esses ingrdientes sao misturados numa maquina que nao funciona e que torna o resultado final muito dificil de ingerir.
A historia e dificil de definir, podemos dizer que um isolado e estranho individuo acaba por conhecer uma misteriosa mulher na piscina da sua residencia a qual desaparece, tentando depois perceber o que teve na origem de tal desaparecimento.
O argumento e um absurdo sem sentido do primeiro ao ultimo momento, ate podera ter a espaços algumas sequencias isoladas que funcionam mas como um todo e um exercicio de rebeldia facil porque na realidade nunca tenta ser algo funcional.
Na realizaçao David Robert Mitchell que conseguiu ser valorizado em It Follows tem aqui um filme que ate consegue ter alguns bons apontamentos de realizaçao que e totalmente esquecido por um argumento completamente inexistente como um tronco comum. Nao e um estilo de cinema que apercie
No cast e claro que Garfield esta diferente, mais corajoso nos papeis, mesmo que por vezes a sua personagem canse pela sua forma repetida de estar no filme. Mas nao e propriamente em filmes como este que os interpretes conseguem dar passos para outro tipo de cinema.

O melhor - Alguns aspetos de realizaçao.

O pior - A forma como o argumento nunca tenta ter minimo sentido mesmo na sua rebeldia

Avaliação - D

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