Monday, April 29, 2019

Cold Pursuit

Quando faltam algumas ideias ao cinema em massa de Hollywood e comum as produtoras apostarem em remakes de filmes de sucesso de paises mais pequenos, muitas vezes trazendo consigo os realizadores dos filmes originais. Este ano acabou por surgir este filme que base nordica, que acabou por conseguir criticas aceitaveis, principalmente tendo em conta que se trata de um filme de ação puro. Em termos comerciais Liam Neeson e os seus films de açao ja tiveram resultados mais consistentes.
Sobre o filme eu confesso estranhar bastante a forma como Liam Neeson a determinada altura geriu a sua carreira copiando insistentemente filmes com bases narrativas semelhantes e pouco mais. Este e mais um filme igual a muitos outros de vingança continua, e de morte atrás de morte, com pouco ou nenhum trabalho extra ou mesmo com qualquer argumento adjacente.
OU seja fica a ideia que de novo o filme so tem o seu contexto gelido que acaba por dar ao filme o lado claustrofobico que é um dos poucos apontamentos bem conseguidos do filme, ja que em tudo o resto o filme não tenta ir mais longe nas ligações, desenvolvimento das personagens nem tão pouco em surpreender o espetador na forma como tudo vai acabar.
No momento em que a Liam Neeson referiu ser o seu ultimo filme do genero  não deixa de ser sensato perceber que este estilo de filme com ele esgotou-se por completo e que me parece que o mesmo é notorio num remake de um filme mediocre europeu que na sua roupagem americana esteve longe de ficar melhor.
A historia fala de um individuo que ajuda a traçar caminhos na neve que ve o seu filho assassinado por um grupo de traficantes de droga, tendo desde então um unico objetivo o de vingar a morte assassinando todos os envolvidos na morte do seu filho.
Em termos de argumento estamos perante um conceito vazio, objetivo mas pouco trabalhado muito proximo daquilo que Neeson tem feito nos ultimos anos. Fica a ideia que o filme nunca quer ou melhor nunca consegue surpreender em nenhum dos seus parametros.
Na realizaçao Moland repete o cargo atras da camara do filme original, sentido-se a vontade no trabalho do lado gélido do filme mas incapaz por outro lado de lhe dar qualquer outro tipo de input que o diferencie dos filmes mais basicos de açao norte americano.
No cast Neeson nesta repetiçao constante de papeis acabou por esvaziar uma carreira com alguns bons filmes, neste registo monocordico e repetitivo já cansativo pouco ou nada coloca em pratica das suas potencialidades dramaticas. O filme nao tem outras personagens de relevo.

O melhor - O ambiente gélido do filme.

O pior - A pobreza narrativa do filme


Avaliação - C-

No comments: