Sunday, April 07, 2019

Glass

Depois do final de Split em que fomos informados que estavamos nada mais nada menos no mundo de Unbreackable um dos maiores sucessos de M Night SHylaman que se esperava pela sequencia que iria juntar todas as persnagens de um e outro filme. Muitos estranharam desde logo que esta aposta tivesse sido lançada em Janeiro uma antitese total dos filmes que querem ser um sucesso comercial imediato. Mas o problema do filme foi mais critico ao contrario dos dois filmes de base criticamente as coisas nao correram bem ao filme com avaliações essencialmente medianas com pendor negativo. Pese embora tal facto os fas dos dois filmes disseram presente e o filme principalmmente para Janeiro teve resultados de primeira linha.
SObre o filme eu confesso que gostei de Unbreackable mas nao fui tao adepto de Split, e eis que este me parece ir mais de encontro ao segundo do que ao primeiro, chegando mesmo a piorar aquilo que este filme ja tinha sido, num confuso mix de personagens mas que na essencia acaba por nao aproveitar quase nunca nenhum ponto de uma delas. O enigma do primeiro filme quase desaparece e so no final temos um pouco esse aroma ainda que superficial.
No que diz respeito a mais valia de Split tambem aqui as personagens dentro da mesma aparecem so por breves segundos acabando por ser uma confusao total ate para o proprio espetador, esta ansia de trazer tudo num nivel mais sublinhado acaba por comprometer com lógica e mais que isso com intensidade uma historia de base que ja de si estava longe de ser brilhante,
Ou seja uma mistura de personagens que fica quase por esse efeito, ja que nada traz de particular interessante a qualquer uma delas, numa historia de base limitada, pouco trabalhada, que nao surpreende e que fica a ideia que mais que tudo Shylaman enquanto argumentista ja teve bem mais perto do sucesso do que fez nesta desilusão sob a forma de Glass.
A historia segue o final de Split, ate ao momento em que os tres personagens centrais e com super poderes desta historia se juntam numa instituiçao mental preparados para o confronto final, enquando uma medida tenta induzir nos mesmos que estes sao pessoas comuns.
Em termos de argumento o filme nao funciona, mesmo com uma base aceitavel, principalmente do filme de 2000 o filme é confuso, e um filme que quer tocar em tudo dos filmes de base e acaba por ser confuso, pouco diretivo e de pouco impacto. Outras das marcas de SHylaman que sao os twist finais acabam por ser pouco ou nada trabalhados.
Shylaman sempre surpreendeu mais como argumentista do que como realizador, aqui o filme ate arrisca no estilo mas fica a ideia que isso nao potencia em nada a obra, de um realizador cuja carreira ficou longe do brilhantismo que se esperou depois do sucesso de sexto sentido. Este e mais uma obra menos positiva da sua carreira que contudo tem bem pior.
Por fim o cast, podemos dizer que Mccavoy tem aqui o seu filme, toda a dificuldade das diferentes personagens dentro da mesma permitem como Split ja tinha permitido vermos um Mccvoy diferente intensod e multifacetado. As personagens de Willis e L Jackson ficam longe do tempo do primeiro filme.

O melhor - E sempre bom ver personagens que filmes que gostamos reaparecerem

O pior - O filme nao consegue utilizar com efetividade a ideia do projeto

Avaliação - C-

No comments: