Saturday, April 13, 2019

Shazam!

A DC tinha este ano um trunfo ao seu alcance que foi o seu mais inconvencional super heroi, alguem que se tranforma em todos os super poderes com uma palavra magica. As melhores expetativas de um filme juvenil comico rapidamente se perceberam que iria funcionar com criticas essencialmente positivas e mesmo a falta de figuras de primeira linha acabaram por nao ser problerema do ponto de vista comercial já que Shazam ja vai proximo dos 200 milhoes em termos mundiais.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo tem um registo juvenil interessante, num filme pensado para essas idades, com um estilo narrativo simplista, com um humor proximo de toda a gente quase familiar, uns bons efeitos especiais. Mesmo com estes valores e um filme com alguns defeitos principalmente na sua fase inicial, demora a pegar quer em termos da historia mais principalmente em termos de humor, mas tambem no seu final, onde o filme parece falhar na forma como torna a sua sequencia final demasiado longa.
Mesmo assim tendo em conta a complexidade exagerada de muitos dos filmes de super heroi, principalmente como filme de entertenimento parece que o filme funciona bem com um tom juvenil que muitas vezes nao tem sido encontrado nos super herois. O lado mais satirico do filme e principalmente o seu final onde consegue ir buscar algumas das referencias da produtora que tem aqui um dos seus filmes razoaveis.
Ou seja um filme de super herois, simplista, para toda a familia, com um humor juvenil interessante que acaba por encontrar o ritmo interessante. E certo que nao pode ser levado a serio como a maioria dos filmes de super herois que temos perante nos, mas fica a ideia que alguma originalidade esta bempatente neste registo.
A historia fala de um jovem orfão, que e inserido numa familia de acolhimento quando descobre que tem um novo poder o de se transformar num super heroi so com a utilizaçao de uma unica palavra.
EM termos de argumento a base da historia deste super heroi esta longe de ser mais inovadora ou diferente mas ao tornar-se num filme familiar para toda a familia e com um humor presente acaba por fazer a ideia ainda que absurda funcionar comercialmente.
Na realizaçao tivemos Sandberg um realizador proximo dos filmes de terror que aqui tem um filme de grande produçao que nao sendo uma abordagem de realizaçao diferenciadora acaba por ser competente na utilizaçao dos meios elevados a seu dispor. Pode ser a passagem para um cinema mais eficiente.
No cast Levy nao e uma figura principal do cinema dai que a sua aposta para liderar este cast tinha algum risco. Funciona principalmente em termos humoristico, dando aos mais novos o lado mais interpretativo onde alguns funcionam melhor que outros. Quanto a Strong como vilão confesso que acho-o com mais caracteristicas para outro tipo de registo.

O melhor - A forma familiar do filme.

O pior - O inicio e demasiado lento

Avaliação - B-

No comments: