Monday, April 15, 2019

Mary Magdalene

Quando este projeto foi lançado o carimbo de oscarizavel foi imdiatamente colocado, principalmente por nos trazer um realizador cujo filme anterior tinha obtido grande reconhecimento critico, um elenco de primeira linha, e por fim Weinstein na produçao o que usualmente era sinonimo de luta pelos premios. Contudo depois da crise de Weinstein, e principalmente depois dos primeiros screener test terem demonstrado que o publico esteve longe de aplaudir esta obra, a mesma acabou por ser um ano atrasada e renegociada com outra distribuidora. O resultado comercial foi um desastre e este filme ficara associado a um dos piores despredicios de atores dos ultimos anos.
Fazer filmes biblicos na autalidade parece-me mais que tudo um despredicio de tempo ja que tudo o que havia para relatar ja foi contado, pode-se dar focos diferentes nas personagens, pode-se mesmo dar uma roupagem estetica diferente mas parece-me claro que no final e tudo mais do mesmo,  e este filme acaba por perder por ser essencialmente mais disso.
O que sobre para diferenciar os filmes acabam por ser os seus interpretes e parece-me que aqui o filme pese embora escolha actores de primeira linha, o resultado não é o melhor, dá-nos as personagens um peso de amargura demasiado grande para as convicções catolicas, o que torna o filme demasiado negro o que poderia ser um exercicio de estetica mas que acaba por nem sempre funcionar.
Ou seja fica ou resta a historia emblematica para os cristãos, desta vez com atores de primeira linha, que não deixa esmurecera fé e as historias biblicas. Fica também a ideia que o proprio filme quando se desenvolve percebe que não vai conseguir marcar a diferença e acaba por aceitar a sua condição de mais do mesmo.
A historia tenta nos dar a vida de Maria Madalena e a forma como a mesma seguiu as pisadas de Jesus Cristo para se tornar num dos seus apostolos. Uma parte da biblia que por vezes tem diferentes leituras, aqui numa forma mais digna para tal personagem.
O argumento inicia numa personagem mas com o passar do tempo acaba por se tornar mais do mesmo, no que diz respeito a historia de Jesus Cristo, dando uma das versões de Maria Madalena, a mais simpática. Nos filmes bíblicos parece sempre existir algum medo de arriscar nas personagens o que dificuldade a evolução destes filmes para além do esperado.
Em termos de realização Garth Davis teve em Lion um filme que o potenciou principalmente pelo sucesso imediato que o filme se tornou, mas que aqui não deu seguimento num filme pesado, nem sempre tecnicamente bonito e numa abordagem tao simplista para o cast e pessoas em questão.
No que diz respeito ao cast, de um ponto de vista de qualidades de atores, dificilmente poderia existir um elenco tão recheado a diversos niveis. O problema e que os actores e principalmente Pheonix nos da um Jesus Cristo demasiado proximo do seu estilo como actor do que o contrário o que não posso considerar desde logo um aspeto positivo. Melhor sem duvida Mara e Eijifor.

O melhor - A qualidade do cast.

O pior - A forma como filme percebendo que não vai trazer nada de novo a historia se limita ao conhecido

Avaliação - D+

No comments: