Friday, November 16, 2018

The Predator

No momento em que foi anunciado que Shane Black seria o responsavel pelo reavivar do franchising de Predador a expetativa começou a ser muito elevado porque Black para alem de um argumentista muito eficaz no entertenimento era alguem com um bom passado independentemente do tamanho da produçao. Dai que foi com desilusao que se percebeu que Black nao tinha funcionado neste registo para a critica com avaliacoes frustrantes e que acabaram tambem por potenciar um floop comercial que tornou este predador numa das grandes desilusoes do ano.
SObre o filme eu confesso que quando este projeto foi anunciado pensei que a coisa nao combinava, primeiro porque Black funciona muito mais no humor descontraido do que propriamente em filmes de impacto de imagem e Predador necessita obviamente destas componentes. Pois bem o filme acaba por ser eficaz quando quer ser engraçado, ainda que absurdo e falha totalmente quando tenta ser um filme de açao complexo que explica o inexplicavel e nesse particular obviamente que me parece que o filme e algo que nos deixa dar uma gargalhadas mas esta longe de convencer na coesao ou logica do seu argumento e muito menos quando abandona o humor para a açao central.
Dai que mesmo nao seja um pessimo filme porque consegue principalmente na sua fase inicial e muito potenciado pelo humor das personagens ser um filme interessante que vai do mais ao menos ficando a sensaçao que existem personagens que sem razao sao completamente abaondadas ou outras que quase nao sao exploradas, peca por um excesso de personagens no grupo central quando na verdade apenas alguns interessam.
O filme falha na logica das explicaçoes da ligaçao da terra aos aliens, do contacto pela personagem mais pequena, na resoluçao, na diferença de especies nas razoes, tudo e confuso, sem sentido, pouco interessante, e apenas a violencia gratuita das mortes nos leva um pouco para os primeiros filmes. Numa saga com tantos adeptos acho que Black falha por dar o toque comico que muitos nao vao aceitar mas que ainda acaba por ser o melhor do filme.
A historia fala de um grupo de ex militares que vai se juntar para tentar impedir um ataque de uma força alianisna com muito poder e armas de ultima geraçao onde o contacto vai ser apenas conseguido com a ajuda de um menor autista.
EM termos de argumento e principalmente no corpo narrativo do filme parece que tudo nao é bem conjugado, as explicaçoes, algumas personagens o desfecho da historia. Funciona bem melhor naquilo que Blacke e mestre, no valor comico dos dialogos e ai deixa-nos ter algumas gargalhadas mais pelo insolito do que propriamente pela piada em si.
Como realizador Black tinha tido sucesso sempre ate ao momento numa carreira curta e sem risco. Aqui tinha um trabalho dificil, o filme tem produçao, tem violencia mas falta-lhe principalmente um argumento minimamente consistente. O pior filme ate a data do realizador.
No cast a aposta do realizador foi em actores em ascendente de carreira e se Hallbrock encaixa bem no perfil que o realizador quer para as suas personagens, existem outros que me parecem sofrer de personagens pouco desenvolvidas como Tremblay, Michael-Key, fica sensaçao que o elenco vale mais do que proveito que o filme tira dele.

O melhor - Os apontamentos comicos e rebeldes do filme.

O pior - A forma como o argumento nao tem qualquer consistencia nas suas explicaçoes

Avaliaçao - C

No comments: