Friday, November 09, 2018

Dog Days

Cada vez menos as grandes produtoras e distribuidoras apostam em filmes centrados em comedias simples para toda a familia, dai que foi surpreendente um filme deste genero ter conseguido uma distribuição wide, mesmo tendo como elemento agregador os cães que são sempre um trunfo comercial. Contudo os resultados obtidos pelo filme foram a prova inequivoca que este e um genero desatualizado e se criticamente o traidicionalismo da abordagem até nem foi muito prejudicial, em termos comerciais os resultados foram um desastre o que demonstra bem que este e um genero em completo desuso.
Sobre o filme eu confesso que esta comedia emocional simples já foi bastante gasta principalmente nos anos 90 pelo que é diferente ver um novo filme com os mesmos contextos e formulas de há uns anos atrás e perceber que tudo esta desatualizado e que este cinema simplista e positivista deixou de toda a forma de ter lugar nas produçoes e que se encaixa pouco no contexto evolutivo atual.
Claro que se trata de um filme simpatico que transmite boas vibrações, nao so no carinho entre pessoas e animais mas tambem no facto de ser um filme com um sublinhado totalmente positivo., isso contudo em momento algum disfarça o facto de se tratar de um filme monocordico pouco criativo ou original, perdendo ainda pelo facto de nao ter conseguido chamar a si actores de primeira linha.
Ou seja um filme de contexto simples, claramente mais pensado com o coração do que com a  cabeça, recheado do primeiro ao ultimo minuto de cliches, mas que de alguma forma pelo facto de ja nao ser visto a muito tempo filmes assim tao simples acaba por ser simpatico, mesmo que os seus defeitos sejam claramente percetiveis a olho nu.
A historia fala de diversas pessoas e as suas ligações com os cães e a forma como isso acaba por alterar a forma como todos se começam a relacionar e o impacto dos animais na vida de cada um.
E um argumento simplista e pouco original, mesmo em termos do humor moderado que acaba por ter, essencialmente fisico parece-me um filme algo desatualizado, mas é inquiveco que é um filme com boas vibraçoes, e isso para o objetivo do filme acaba por ser cumprido.
Na realizaçao Ken Marino mais conhecido como actor de comedia do que como realizador teve o ano  passado um sucesso com um filme com registo semelhante, e que demonstra bem o seu estilo enquanto realizador
No cast podemos dizer que temos actores de segunda num filme que nao exige particularmente nada aos seus interpretes para alem de alguma capacidade de fazer humor fisico o que mesmo aqui não é propriamente exigente.

O melhor - As boas emoçoes que o filme dá

O pior - Totalmente desatualizado no estilo

Avaliação - C

No comments: