Thursday, November 22, 2018

The Ballad of Buster Scruggs

Apresentado este ano no festival de Veneza este peculiar filme composto por seis historias, marca a estreia da colaboração dos irmãos Cohen com a produtora Netflix, cada vez mais ambiciosa em fazer-se notar na temporada de premios. Este curioso filme foi recebido de uma forma positiva pela generalidade da critica o que resultou no premio de melhor argumento no Festival de Veneza. Em termos comerciais ao ser um conteudo Netflix e dificil perceber o alcance de visualizações do filme, embora nos pareça que a aposta da produtora para os premios seja outra.
 Sobre o filme eu normalmente não sou grande adepto de filmes que sejam consitituidos por micro historias principalmente quando não existe ligação entre elas, porque é dificil fazer um filme equilibrado, e mais uma vez o filme nao consegue esse equilibrio existindo claras diferenças, principalmente narrativas entre as historias, sendo obviamente um filme que vai do menos ao mais.
Assim as primeiras três historias parece-me muito interessantes, com estilos diferentes, curiosas, bem realizadas com o lado mais noir e mais descontraido dos irmãos Cohen, algumas com alguns apontamentos de risco que diferenciam os melhores realizadores. As três finais com particular destaque as duas ultimas são menos fortes, mais pausadas e aborrecidas, sem tanta assinatura e acaba por adormecer o filme e torná-lo menos impactante, principalmente porque delas resulta a imagem final do filme.
Mesmo assim temos um conceito diferente assumido por cineastas de primeiro nivel, o filme tem a assinatura dos realizadores mas e dificil avaliar um filme como este como um todo pois as sensações de cada segmento são diferentes. Fica a ideia que o conceito tinha mais sentido numa mini serie com episodios distintos do que avaliar esta obra como um filme em si,.
A historia fala de seis historias passadas no velho oeste, uma primeira de um pistoleiro musico, uma segunda de um ladrão com azar, uma terceira de um nomada com teatro de variedades, um velho a procura de ouro, a ligação de uma jovem com um cão, e uma peculiar viagem a caminho de um hotel.
Tambem em argumento o filme tem altos e baixos, desde o impacto a todos os niveis da terceira historia até ao lado mais monocordico e sem grande sentido do ultimo nao se trata de um argumento equilibrado mesmo que a dificuldade de serem short story seja ultrapassada numa capacidade do filme nos dar personagens singulares.
Penso que em termos esteticos o trabalho dos irmãos Cohen funciona principalmente porque funcionam como pouco a pensar contextos do velho oeste, tambem aqui temos altos e baixos mas parece-me o apontamento onde o filme melhor funciona na globalidade.
No cast ao ser short storys sao filmes que nao permitem grandes interpretaçoes pois nao tem ambiçao de deixar as personagens crescer. Alguns bons apontamentos de Neeson e Harry Melling, mas por ser o melhor segmento e o mais exigente acaba por nao deixar grande sublinhado aos restantes.

O melhor - A realizaçao e o nivel estetico do filme.

O pior - A forma como o filme nao consegue ser equilibrado entre segmentos

Avaliação - C+

No comments: