James Franco é sem
duvida nos dias de hoje o actor e realizador mais ativo de hollywood,
e mesmo que grande parte dos seus filmes acabem por não ter qualquer
visibilidade, principalmente quando fica atrás do ecra e normal
todos os anos lançar um filme com objetivos mais comerciais. Este
ano acabou por ser esta comedia familiar de fim de ano, opondo-se a
Bryan Cranston alguem que nos ultimos tempos tem colaborado em
diversos projetos com Cranston. O resultado critico do filme foi
péssimo com avaliações essencialmente negativas. Por sua vez em
termos comerciais, o grande foco do filme, o resultado acabou por ser
simpático sem nunca ter sido brilhante.
Sobre o filme, eu
confesso que o tema sogro namorado da filha em disputa me parece
gasto principalmente depois do sucesso de meet the parents, contudo
este consegue a todos os niveis ser mais irrealista e absurdo e um
humor que tenta ser adulto e atual, acaba por só a muito espaço
conseguir funcionar em qualquer ponto. Alias penso mesmo que é no
estilo de humor que o filme não resulta nunca conseguindo dar
realismo nem à situação e muito menos ao conflito existente,
tornando-se numa das comedias mais absurdas e sem grança que foi
aposta de grande estudio nos ultimos anos.
E o grande absurdo do
filme centra-se na forma como a personagem central, interpretada por
Franco é montada, a mesma não existe não tem qualquer sentido ou
coerencia e tudo onde ela entra acaba por se tornar assim, ou seja um
filme que a determinado momento questionamos quais seriam os reais
objetivos do filme porque no final não conseguimos em momento algum
ter qualquer opinião sobre o que acabamos de ver.
Contudo tem cada vez
mais sido moda no cinema de comedia, ir ao exagero tirar as
personagens dos sentimentos basicos e mais que isso dar um teor
sexualizado a todas as situações e dialogos, isso tem tirado alguma
da força pelo numero exagerado de comedias com esta base, que quase
secou tudo o que possa ser feito noutro tipo de contextos.
Sobre o filme fala de
uma familia tradicional que embarca para conhecer o namorado da filha
e depara-se com um excentrico jovem multimilionário, com uma forma
de ser completamente diferente daquilo que todos os elementos estão
habituados, sendo que uns vão se habituando melhor a esta questão
do que outros.
Em termos de argumento
a base do filme, é um habitue em comedias familiares, a
concretização vai muito para além do razoavel, não tem graça,
não tem personagens as situações tem tanto de absurdas como de
irrealistas e nunca consegue conduzir o filme para um climax que
parecia simples, já que nunca consegue retirar uma das personagens
centrais da linha total do absurdo
Na realização John
Hamburg, argumentista usual de filmes de bem Stiller entre os quais o
Meet the Parents, tem aqui uma copia parecida num contexto diferente
deste filme por si escrito, com a diferença de com a tentativa de
ter um humor mais gráfico condiciona todo o restante do filme.
Se no cast a forma como
Franco por vezes nos dá coisas absurdas já não nos surpreende já
que tem sido uma constante, Cranston parecia um actor em melhor forma
mas que deviso a continua presença em filmes acaba por se tornar
versátil mas menos funcional, principalmente quando aposta por
filmes como este.
O melhor - Teste à
versatilidade de Cranston
O pior – O Absurdo
que o filme rapidamente se torna
Avaliação - D
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