Tuesday, September 27, 2016

Complete Unknown

Ainda me recordo quando este realizador surpreendeu o mundo do cinema com o seu Maria Cheia de graça que valeu a Catarina Sandina Moreno a nomeaçao para o oscar. Anos volvidos e sem ter conseguido cumprir o que prometeu, depois de passagens pela televisao surgiu este thriller com um optimo elenco, mas que estreou quase sem qualquer visibilidade com resultados criticos medianos e com comerciais praticamente inexistentes principalmente se tivermos em conta que o mesmo nos tras Shannon e Weisz como protagonistas.
Sobre o filme, podemos dizer que se trata de um filme complicado, principalmente porque é um filme pequeno, com sequências muito longas, que o torna claramente aborrecido, e porque por outro lado o filme tem alguma dificuldade em ser intenso, mesmo quando entra no seu climax. E por isso parece-nos um filme sem grandes motivos de interesse, um filme que nunca consegue passar ao espetador a intensidade da sua linhagem narrativa que apenas parece um comboio em movimento lento destinado a um filme pouco intenso.
E é facil perceber que o filme poderia valer mais principalmente pelos seus executantes, por uma premissa que poderia dar frutos se trabalhasse mais o passado da personagem central, do que propriamente se interessar pelo aqui e agora, e principalmente se o filme tivesse mais do que dialogos situacionais. Isso faz o filme ser demasiado lento, sem chama, sem intensidade e quando assim o é, acaba por se tornar aborrecido para o espetador.
Porque condimento é uma necessidade nos thrillers todos necessitam de surpreender, de um objeto intenso que nos prenda ao ecra, aqui, ate a revelaçao que surge a meio do filme, tudo parece demasiado desligado, no aqui e no agora, não pensamos muito no futuro e não se aborda o passado mesmo que ele seja relevante para tudo que ocorre depois
A historia fala de uma mulher que depois de assumir diversas identidades ao longo do seu passado, regressa ao seu ponto de partida de forma a interagir com um dos amortes da sua vida, que entretanto formou uma nova familia.
O argumento pese embora possa ter uma boa premissa tem obviamente falhas de intensidade e da forma como o sentimento e transmitido ao espetador. A opçao por sequencias muito longa esgota demasiado o que o filme tem para dar em cada uma delas, e os dialogos não sao suficientemente fortes para segurar o filme.
Na realizaçao Marston e daqueles prodigios que nunca concretizou e aqui se percebe que desistiu de arriscar, temos uma realização simples, muitas vezes sem cor, sem arte que da a primazia aos bons executantes que não tem nos outros complementos um acompanhamento ao nivel. Talvez por este tipo de projetos e que o realizador acabou na televisao.
Weisz e Shannon sao dois dos actores mais intensos da atualidade e aqui estao apagados porque o filme nunca lhe exige mais. Fica a sensaçao que esta uniao e desprediçada num filme tao cinzento.

O melhor – A mão de obra.

O pior – As sequencias longas sem conteudo


Avaliação - D+

No comments: