Saturday, October 17, 2015

Sicario

Denis Vileneuve e um dos realizadores que conseguiu transitar do cinema do mundo para o cinema de autor de produçao americana. Nos ultimos anos tem demonstrado alguma singularidade obtendo quase sempre boas recepçoes criticas. Este ano e apos já ter sido bem recebido em cannes este Sicario chega a luta pelos premios com uma boa avaliaçao critica quer do publico em geral, algo que o realizador já conseguiu com raptadas e nada lhe valeu em concreto. Ira a historia se repetir, provavelmente, comercialmente o resutlado tem sido positivo.
Villeneuve tem um cinema de clara exploraçao dos limites humanos de sofrimento, e acima de tudo e sempre patente principalmente nas obras mais mediaticas a forma como ele aborda a tematica da justiça pelas proprias mão, e basicamente se bem que muito artilhado e novamente o que temos aqui, um filme sobre justiça a proprias maos, que da uma grande volta para chegar a um lugar comum, acabando com a ideia, que mesmo sendo um filme competente em todos os capitulos, tem demasiado efeitos para o que acaba por ser um filme demasiado simples, e muito pouco objectivo.
E obvio que o filme tem valores claros, desde logo pela riqueza dos dialogos, e de algumas personagens mesmo que elas acabem por ser completamente irrelevantes para a historia em si, e acima de tudo pela forma crua com que caracteriza uma cidade como juarez, não e um filme para meninos e isso e talvez a sua maior qualidade, e quanto a isso estamos todos de acordo nas valorizaçoes que o filme tem recebido.
Contudo no final ficamos na sensação que é um filme demasiado elaborado por uma causa tao simples, percebemos que metado do filme não serve para absolutamente nada e o seu final e algo completamente frouxo que acaba por surpreender, principalmente na forma como a personagem principal é concluida. Ficamos na ideia que o filme iria ser completamente o mesmo sem algumas das persoangens centrais e isso esta longe de ser uma qualidade assumida do filme.
A historia fala de uma task force com elementos de diversas forças e algumas que nem se sabe de onde vem que tem como objetivo irradicar com a crmininalidade organizada de um quartel mexicano instalado em Juarez, aqui seguimos os passos de pessoas bem diferentes integradas na mesma equipa.
O argumento e bastante melhor no detalhe, nos promenores de dialogos e afins do que propriamente pela historia de base, que é do mais simples, em termos de filme de vingança, no final pensamos que o filme teria um alcance bem maior e isso peca pela forma geral do filme, mesmo que em termos de promenores e execuçao tenhamos um bom guião.
Villeneuve e um realizador cru, e aqui volta a ser, a forma como gosta de caracterizar aspetos singulares, esta aqui bem patente na forma como nos da o lado mais cru do mexico, e por esse ponto ganha todos os louros que merece, mesmo que por vezes pareça ainda não ter adquirido uma assinatura que alguem com tanto louvor já poderia ter.
Um cast riquissimo centrado em tres prestaçoes distintas, o filme da mais destaque e Blunt mas eu parece-me ser obviamento o elo mais fraco principalmente porque a personagem não ajuda, as indecisoes e a forma como se sente perdida no filme, não permite que o trabalho da actriz saia valorizado. Nos restantes filmes comuns em carreira muito positivas, que facilmente gostamos, Brolin num lado mais rebelde e distraido que é o lado mais soft do filme, e toda a intensidade dramatica que um Del Toro em boa forma consegue dar aos papeis, a quem vaticine uma nomeaçao para oscar, eu acho possivel pese embora discutivel.

O melhor – A forma como Juarez nos e apresentada

O pior – O filme resumir-se a uma historia simples de vingança com muito fogo de artificio


Avaliação - B-

No comments: