Sunday, October 18, 2015

Black Mass

Os anos 80 e 90 foram prodigos em filmes sobre Mafia, alguns deles pela mão de Martin Scorecese. Desde então este tipo de registo foi abandonado quer na ficção quer mesmo na forma como a historia real nunca tinha tido um filme. Scott Cooper um jovem realizador em ascenção prontificou-se com essa tarefa com este Black Mass. O resultado critico do filme foi claramente diminuido pelas brilhantes avaliaçoes do seu protagonista, um já claro candidato aos oscares. Comercialmente o filme tornou-se o maior sucesso de um realizador a procura de uma obra de referência
Black Mass é antes de mais uma obra completa sobre um filme de gangsters e num genero que tem optimos filmes como referencia este tipo de avaliaçao por si só já o tornava uma grande obra, contudo o filme tem a virtude de mais que isto ter dois apontamentos que o levm ainda mais para niveis avançados, desde logo a forma como a personagem central e criada e interpretada, cada momento da mesma é um momento a registar num ano cinematografico, e a forma como entra dentro das historias de favorecimento em torno de informadores tao real ferramenta na investigação criminal.
E para funcionar o filme não necessita de grandes dialogos, embora os consiga ter, todos protagonizados pela personagem central, nem tao pouco de ter grande impacto emocional, e muitas vezes no silencio que temos a real noçao da força de tal personagem, que não necessita de ser minucioso para dar dimensão do feito. Penso que é uma obra de referencia de gangsters do tempo moderno potenciado acima de tudo por ser uma historia real
Claro que muitos podem achar o filme previsivel, mas estamos a falar de uma vida real que é isso mesmo, podemos falar da fuga pouco relatada e a forma como alguem se consegue esconder tanto tempo, podemos não entrar nunca dentro do personagem mas isso acaba por ser um factos que sublinha mais e nos inquieta mais naquela personagem.
A historia fala-nos da forma como o lider de um gang jimmy Whitey se relaciona com o FBI de forma a por um lado eliminar concorrencia e de outra dar força ao seu negocio e a forma como controla a ilicitude no seu bairro.
O argumento não e propriamente um poço de creatividade, mas e muitas vezes em argumentos comuns, competentemente enredados e completados, com alguns toques de mestria em alguns dialogos que se fazem argumentos de referencia. E obvio que nunca vamos dizer que este e uma liçao de novas coisas, mas e claramente um exemplo de como fazer ideias já existentes.
De todos os lados do filme, penso que a realizaçao de Cooper acaba por ser o aspeto menos vistoso do filme, simples, optando por uma realizaçao algo noir, com outro tipo de abordagem poderia ter dado outra dimensao ao filme, que ele consegue alcançar com o apoio de outras caracteristicas, para alguem em crescimento este pode ser o filme impulsionador.
No cast podemos dizer que Deep tem talvez a melhor interpretaçao da sua carreira, e quando falamos de um actor com um registo como o dele, e facil perceber o quao grande e o seu papel neste, filme, não necessita da sua extroversao, e ajudado pela caracterizaçao mas a sua presença ao longo de todo filme e algo absolutamente incrivel para um trabalho de actor. Não sabemos se resultara em Oscar mas o patamar esta altissimo para a concorrencia. Quanto aos restantes mesmo aniquilados pelo protagonista, tem os seus momentos Edgerton num papel menos vistoso e competente, bem como Cumberbacht, o unico consegue ter algum protagonismo por si so e Saarsgard nos poucos minutos de filme em que entra.

O melhor – Entre muitas outras coisas existe uma de excelencia completa, a prestção de Deep

O pior – Ficamos a tentar perceber como resistiu tanto tempo sem ser capturado


Avaliação - A-

No comments: