Thursday, October 15, 2015

Dope

Existem pequenos filmes que ganham uma dimensão nunca pensada desde que se juntam a alguem famoso. Este pequeno filme, sem grande realizador, produtor ou actor de renome conseguiu com a popularidade de Pharell Williams chamar a atençao, de resto a boa avaliação critica acabou por fazer o resto, comercialmente mesmo não sendo um grande sucesso conseguiu bem mais do que realmente se pensava que conseguiria.
Sobre o filme podemos dizer que começa bastante bem a forma como apresenta as personagens as suas personalidades, as suas curiosidades a envolvencia e a forma como se relacionam deixa antever não só um filme original mas acima de tudo um filme com excelentes dialogos, contudo o filme vai perdendo força e tornando-se num emaranhado confuso ao longo da sua duração com a forma como o filme se torna nada mais nada menos de que uma comedia simples, negra e que vai perdendo os poucos momentos creativos que o inicio augura.
No final o filme recupera, com o twist e a forma final, pensamos que tem uma duração superior aquela que deveria ter pois penso que tem a conslusao perfeita e depois alonga sem necessidade. Pena e que mesmo este fim seja bem mais comum do que o inicio e claramente inferior a todos os niveis. O que começa como um grande filme, torna-se num filme demasiado aborrecido e por fim torna-se um filme simples com um final com boa mensagem mas completamente descomposto de muitas outras partes do filme.
No final e facil reconhecer a originalidade de certos aspetos do filme, e a forma como algumas destas particularidades resulta, mais dificil e o facto do filme não resultar de forma plena como um todo, de não conseguir ultrapassar a sua eloquencia e a alguma rebeldia em exagero que acaba por o tornar um filme para poucos.
A historia fala de três geeks integrados num bairro de criminalidade que de repente se vem no meio de uma luta de gangs relacionado com o trafico de estupfacientes que ficam em sua posse e que pode ser a oportunidade de uma vida.
O argumento tem uma excelente abordagem, alias os primeiros 15 minutos de filme e de excelente cinema muito pela forma como os dialogos e as introduçoes sao escritas, contudo depois perde o norte, fica demasiado ruidoso e acaba por acabar como um simples filmes de domingo a tarde, muitos movimentos para um filme so.
Famuyiwa teve um filme maior e com mais luzes do que esperava, mas o reconhecimento critico e alguns bons apontamentos podem deixar antever um realizador a longo prazo centrado na cultura afro americana, neste filme não sendo coerente tem momentos de bastante competencia.
Sem grandes figuras o cast acenta em tres jovens quase desconhecidos, onde brilha um Shameik Moore, tem uma dos papeis revelaçoes do ano, na forma como consegue ser geek e rebelde, esta conjugaçao demonstra versatilidade num so papel, na interpretaçao que segura o filme, a ter debaixo de olho nos proximos anos.

O melhor – Os primeiros 15 minutos

O pior – A forma confusa com que se desenvolve


Avaliação - C+

No comments: