Sunday, October 04, 2015

Ashby

Wrestler. Numa toada ligeira surgiu este Ashby, um filme que tenta ser um filme sobre a descoberta da essencia de um assassino profissional, que não convenceu a critica com avaliaçoes muito medianas e comercialmente foi quase inexistente.
Ashby e um filme que mais que qualquer coisa não consegue encontrar o tom, desde logo porque grande parte da sua duração adopta um estilo de filme juvenil, ou de adolescente, com um ritmo de cruzeiro uma toada narrativa muito soft, que apenas sobe de intensidade quando a personagem central nos utlimos dois meses de vida tenta alterar o seu passado e corrigir os seus erros. Mas esta abordagem e tambem ela conhecida noutros filmes dai que pensamos que se trata de uma abordagem repetida de um filme tambem ele repetido.
Outro ponto que nos parece que o filme tambem não funciona e quando tenta ter graça muito por culpa da relaçao da personagem juvenil com a sua progenitora, simplesmente não funciona, dando a impressao que o filme funcionaria talvez melhor como uma abordagem mais seria mais intensida do que com esta mistura que parece não conseguir nunca em momento algum dar a força que o filme necessita.
Pelo lado positivo num filme que me parece sempre frouxo tem alguma da convicção que a persoangem de Nat Wolf da ao filme, pese embora o ar parado a forma como a personagem vai crescendo no filme com a forma como o filme lhe vai dando protagonismo faz o filme crescer ligeriramente mas insuficiente para o levar para grandes parametros.
A historia fala de um ex assassino da CIA que se começa a relacionar com um seu jovem vizinho vitima de bullyng e com o qual vai tentar corrigir o seu passado que foi mater diversas pessoas por interesses de outros e não do estado.
O argumento tem muita dificuldade de encontrar o tom, a comedia dramatica e um terreno quase sempre pantanoso quando não e recheado de dialogos ou personagens de primeiro nivel, como aqui e o caso, falta força principalmente dos dialogos das duas persoangens centrais.
Tony Mcnamara e um realizador completamente desconhecido que tem aqui o seu projecto mais visivel, em termos de realizaçao não temos mais que o obvio ou seja, uma realizaçao quase de telefilme, sem risco, creatividade ou nada de particularmente relevante. Nao me surpreenderia se não observassemos qualquer trabalho do mesmo.
No cast Wolf e obviamente um ator juvenil em ascensão, não e neste filme que demonstra razoes para este facto, já que me parece que este lado nerd já foi muito usado em outros filmes, se quiser outro protagonismo tera de optar por outro tipo de escolhas. Rourke e um rebelde e a forma como se apresente fisicamente, ridiculariza qualquer força que as suas persoangens podessem sequer pensar ter.

O melhor – A forma como a personagem de Nat Wolf cresce no filme.

O pior – A forma como nunca Rourke com este aspeto pode dar credibilidade a qualquer papel


Avaliação - C-

No comments: