Friday, January 25, 2013

Texas Chainsaw 3D


Existe sagas de terror que se tornaram nas ultimas décadas imortais e que num intervalo pequeno de anos surgem com novos filmes e novais ideias capazes de tentar rentabilizar produtos mais que gastos. Este ano e sempre no prodigo em terror primeiro fim de semana no ano saiu mais um massacre no texas agora aproveitando a fome do 3d para se lançar neste terreno. Os resultados foram duais, se em termos comerciais o filme acabou por se tornar um sucesso como poucos conseguiram no primeiro fim de semana do ano em termos críticos as coisas não foram tão fulgurantes com avaliações muito nefastas para o filme.
Sobre o filme podemos dizer duas coisas, quando existe um produto formado e uma linhagem directa tentar inovar parece um risco, principalmente quando ocorre sem sentido nenhum como e neste filme onde nos da um parente próximo do assassino que em seu redor quase legitima as suas ações sanguinárias, e neste particular a moral do filme é patética, se é que o filme se predispõe a isso.
E depois da falta de compromisso moral do filme o resto também e muito débil, as personagens não existem, ou são tão limitadas que nem nos recordamos delas e são todas da pior espécie que nos leva ter quase pena do psicopata da zona, o que torna o filme ainda mais ridículo na forma como tenta montar o seu próprio argumento.
Ou seja estamos perante um filme que na sua violência gratuita ainda mais potenciada com o 3d quer sobreviver num terreno onde nos últimos anos surgiram alguns filmes interessantes e não este tipo de cinema básico, ser argumentos sem creatividade que tenta fazer ressurgir e neste caso da pior maneira da tradição do terror dos últimos cinquenta anos.
A historia fala de uma jovem que descobre assim de repente que é adoptada e que herdou uma casa de uma avó, assim junto de alguns amigos porque entretanto facilmente desiste da família que a criou desloca-se até esta localidade onde se encontra fechado em casa o seu primo que tem uma queda para matar toda a gente de serra electrica.
O argumento é um disparate autentico principalmente na forma como pega na historia como contorna a personagem e como muda o contexto de tudo, e isto com pouca qualidade na forma como cria as personagens ou mesmo como consegue tornar a sua historia capaz em qualquer segmento, ou seja muito muito pouco.
A realização faz um bom uso do 3d pese embora de gosto mais que discutível, é violento e duro e cruel, quase sádico, mas na saga este espirito já esta presente por isso não podemos considerar que em termos de realização o filme saia daquilo que se espera.
No cast uma serie de actores novos desconhecidos a procura do espaço no novo cinema contudo parece-me que nenhum consegue sequer chamar a si atenção em qualquer aspecto pelo que sera o seu momento único e isolado de fama, muito pouco neste capitulo.

O melhor – A inovação do 3d no terror

O pior – A pobreza moral e ridícula de inverter contextos

Avaliação – D+

No comments: