Saturday, January 26, 2013

Parental Guidance

Na epoca natalicia entre as estreias com ambições aos prémios surge sempre filmes familiares que façam honra ao espirito familiar, este ano e sob a realização de Fickman um tipico realizador de filmes que relatam relações conturbadas entre adultos e crianças surge-nos esta tipica comedia familiar. Se comercialmente as coisas até correram bem uma vez que estamos perante um filme liderado por dois actores veteranos arredados de grandes filmes, criticamente o filme foi mal recebido com criticas muito negativas, contudo pensamos que o unico objectivo do filme era mesmo o grande publico.
Este é o tipico filme de natal sem ter o natal como motivo o que poderia desde logo fazer perder o filme algum valor comercial já que na epoca festiva a alusão a epoca é sempre um ponto a favor. Depois o tipico e já mais que muitas vezes efectuado filme de adultos com pouco jeito para crianças que por algum motivo tem de ficar com eles e aos poucos o que parecia um desastre passa a ser uma relação para sempre.
O problema do filme mais do que propriamente utilizar um estilo de humor antiquado e em desuso, parece-nos ser o facto de ser obvio e demasiado previsivel, é um estilo de comedia gasto, que já por diversas vezes teve o seu momento de antena, e isto faz com que a novidade do filme quase não exista logo no seu inicio percebemos tudo o que nele ira acontecer.
Contudo e pese este facto é um filme tenurento que os mais emocionais vão gostar pelos sentimentos criados e descobertos pelas personagens existe quimica entre todos os escalões etários e isso muitas vezes neste tipo de registo é o essencial, mesmo assim face ao repetir constante do tema podemos dizer que o cinema precisa menos deste tipo de filmes e mais creatividade principalmente na comedia familiar.
A filme fala de um casal que é solicitado pela filha, uma mãe galinha, para cuidar durante alguns dias dos seus tres filhos, com as suas proprias particularidades, o que começa num autentico desastre ao pouco vai-se estruturando mesmo que a confiança não seja muita.
O argumento é repetitivo colagem de muitos outros filmes inclusive alguns do proprio realizador, numa dinamica ja repetida, o filme também não é prodigo na sua propria piada, uma humor desactualizado pouco intenso, ao qual resiste personagens minimamente bem montadas e acima de tudo que funcionam em conjunto.
A realizaçao e simples, pese embora seja uma grande produção Finkman é simplista na sua abordagem quase sitcom do filme, sem efeitos como em outros filmes, consegue saber o que quer em termos de comedia, mesmo sem grande dose de creatividade.
Por fim o cast arriscado pela sua validade, Crystal esta fora de moda, e neste filme isso nota-se não só pela sua forma de actuar mas pelo seu humor politicamente correcto, Midler funciona melhor com um ar mais maternal que funciona bem, para alem de menores competentes é Tomei quem mais brilha mesmo assim pouco longe do que ja fez ultimamente em outro tipo de registo.

O melhor - A quimica familiar.

O pior - Crystal visivelmente fora de prazo

Avaliação - C

No comments: