Sunday, January 06, 2013

Lincoln

Era conhecido o fascínio de Steven Spilberg pelo marco mais forte do mandato deste presidente Norte Americano, ou seja a abolição da escravatura, o filme foi filmado com algum secretismo, num filme que foi apostado a ser um marco proprio no cinema relativamente a tão interessante personagem. Os resultados foram positivos principalmente em termos criticos onde o filme conseguiu quase unanimidade critica que o colocou na parte da frente na corrida pelos prémios. Comercialmte e pese embora não seja tão atrativo a nivel comercial os resultados acabaram por ser consistentes.
Sobre o filme podemos dizer que é um objecto interessante do ponto de vista politico ou seja na forma como mesmo reduzindo diversos anos em termos de factualidade consegue ser actual na forma como a politica se manobra, e na forma como o filme se debruça e descobre um dos pontos mais fortes da politica americana. E neste ponto o filme e minucioso complexo bem trabalhado principalmente nos jogos colaterais.
O problema e que como filme sobre politica e com excesso de personagens o filme perde muito ritmo muitas vezes é demasiado denso, nem sempre com um ritmo, o que o torna algo aborrecido, e por vezes demasiado preso a objectos teoricos, mesmo assim estamos perante um filme maturo, que debruça e bem um assunto muito interessante, e consegue ser o marco historico que se predispos a ser.
Mesmo assim parece-nos dificil entender tanta loucura critica em termos de um filme directo nem sempre original tratado da forma inteligente e madura com que Spilberg sempre trata os seus filmes mais adultos e menos comerciais, mas mesmo assim falta ao filme um toque de diferenciação que o assinale entre tantos filmes, o que nos parece não existir, pese embora seja facil assumir o rigor tecnico do mesmo.
O filme fala sobre o segundo mandato de Lincoln como presidente dos EUA e a sua forma de no meio de uma guerra civil tentar a abolição da escravatura, aqui demonstra as manobras politicas que conduzira a tal lei, e a forma como a guerra partidaria geriu esta mesma situação.
O argumento e coeso e maduro, consegue bem caracterizar a personagem central, contudo as seguintes parecem sempre ser algo primárias, parece que o filme não reside tanto nas personagens mas mais na forma como o moral destas produziu historia, não e um incon da argumentação, mas e maduro e competente.
Spilberg é competente principalmente na forma como consegue abordar e consegue criar espaços e recriar situações historicas com rigos mesmo assim parece que o filme funciona mais na imagem da personagem do que propriamente na forma artistica de tudo o resto, parece mais competente do que impressionante.
Em termos de cast o filme tem bom nivel, Day Lewis é um grande actor e mais uma vez tem o filme às suas costas não é o papel mais apelativo da sua carreira mas é forte, e quando se trata de Lewis podemos dizer que estamos ao mais alto nivel de interpretação. Depois em termos de boas escolhas Lee Jones, com um papel carismatico bem interpretado e Spader num papel mais comico ao longo de todo o filme que faz com que o filme perca a rigidez de todo o resto.

O melhor - A interpretação e encarnação de Day Lewis

O pior - A rigidez do filme

Avaliação - B-

No comments: