Saturday, October 22, 2011

Trespass


Starring: Nicolas Cage, Nicole Kidman, Ben Mendelsohn, Cam Gigandet, Liana Liberato
Directed by: Joel Schumacher

Poucos algum dia pensaram que um filme protagonizado por Cage e Kidman e realizado por Joel Shumacher nao fosse uma grande produçao ou tao pouco conseguisse estrear em distribuição Wide. Pois é o mau momento de todos os intervenientes com excepçao talvez de Kidman assim ditou que este thriller de acçao nao conseguisse ver na totalidade a luz de muitos cinemas tornado normalmente os resultados de bilheteira uma total decepção, o que ultimamente tem sido normal na carreira de Cage e Shumacher. Contudo o grande problema e que tambem em termos criticos o filme nao foi muito animador com criticas geralmente negativas.
Este filme e apesar de tudo um filme bem intencionado, num registo que Shumacher em determinados momentos da sua carreira nos habituou, ou seja filmes muitos fechados ou curtos em termos espaciais e de tempo, quase filmado em tempo real, com personagens ambiguas e com algo a esconder que aos poucos como um novelo se vai desenrolando. E se nesta estrategia o filme e bem intencionado e ate em determinados momentos bem montado, em muitas outras coisas o filme falha, principalmente porque o que tem a desvendar nem sempre e tao forte como aquilo que aparenta, ou tambem tao surpreendente, uma vez que em determinados momentos parece que o espectador esta algo desligado do filme, na ambiguidade das personagens.
Alias o problema do filme reside muito nisso ou seja no facto das personagens serem pouco empaticas demasiado misteriosas que faz com que a linearidade das mesmas nem sempre seja obvia o que deixa um pouco desligado o espectador em termos emocionais. Mesmo nisso parece importante dizer que por outro lado este ponto torna tudo mais real e humano.
Na parte final sentimos a idieia que de que o filme com as suas virtudes poderia ir mais longe ser mais trabalhado e mais directo aos seus objectivos e que por vezes os atalhos ou resoluçoes parecem ser efectuadas em cima do joelho.
O filme fala de uma familia que sofre um roubo por parte de um grupo de ladroes contudo a ligaçao destes e acima de tudo a ligaçao a familia e mais do que simples ladrões e vitimas.
Em termos de argumento estamos perante uma boa ideia bem trabalhada, num filme e argumento com grande grau de dificuldade mas que acima de tudo consegue ter em si a sua maior virtude e intensidade pelo grau e numero de twists existentes ao longo de todo o filme, e a determinada altura uma caixinha de surpresas mesmo que muitas vezes mal trbalhado em termos de personagens.
A realizaçao de Shumacher denota um realizador apagado sem intensidade e sem vigor, trabalha como sempre as sequencias de conflito entre as personagens mas o filme e quase naturalista na sua forma de mostrar.
Em termos de cast Cage apesar de estar num filme silencioso volta a um dos seus melhores papeis, emocioanlmente e fisicamente intenso mostra que Cage ainda tem algo para dar, e que podera regressar ao bom cinema, Kidman nem tanto demasiado histerismo numa personagem sem força, e Camdgiet um vilao frouxo de um actor de uma linha baixa a interagir com figuras de proa

O melhor - O numero de twists narrativos

O pior - Eles nao terem sempre muita força

Avaliação - C+

No comments: