Tuesday, October 04, 2011

Johnny English Reborn


Starring: Rowan Atkinson, Gillian Anderson, Pierce Brosnan, Dominic West, Rosamund Pike
Directed by: Oliver Parker


Depois de seis anos de interregno em que Rowan Atkinson teve afastado do grande ecra quer em termos de Mr Bean, quer em termos deste especie de espião criado para si, surge a tentativa de revitalizar um franchising que no primeiro filme conseguiu comercialmente alguns resultados, embora criticamente tenha sido um floop autentico, muito longe do que o comediante ja tinha feito com a sua figura de eleição. Para este ano surge o segundo capitulo desta personagem e uma vez que o filme so agora começa a sair ainda nao e possivel fazer uma analise nem comercial nem critica daquilo que o filme realmente vale.
Desde logo Johnny English II tem o mesmo problema do primeiro ou seja ser uma personagem in teiramente falada de Atkinson, o que perde quase na totalidade a sua piada natural, e o filme neste particular acaba por perder muito do humor que pode estar a cargo do comediante. Outro dos problemas do filme e o facto do humor utilizado pelo comediante no seu registo mais fisico estar um pouco desactualizado, e certo e inegavel a capacidade deste para soltar gargalhadas contudo ja sem o fulgor de outros tempos.
Depois todo o filme e ridiculo e pensado na sua personagem todo o enredo mas acima de tudo o humor utilizado esta ao seu serviço o que nos dias de hoje e muito pouco para qualquer filme que queira ter um sucesso, necessita pelo menos de um humor mais inteligente o que o filme quase nunca consegue ter.
De resto a continuaçao natural do primeiro filme ou seja aliados, amores e acima de tudo viloes bastante mais mal construidos relativamente ao primeiro filme, ou seja muito pouco para aquilo que Atkinson ja fez por exemplo em Mr Bean.,
A historia e quase a mesma, English e reactivado depois de ter sido exilado no tibete para mais uma dificil missao onde para alem de tudo tem de lutar com fuga de informaçao e com um vilao que conhece os cantos a casa, entretanto tem um fiel companheiro e uma paixao psicologica.
O argumento e simples e preocupa-se unicamente em fazer Atkinson funcionar como comediante colocando tudo o resto de lado que deveria ser bom cinema como argumento, personagens e muito menos dialogos, contudo este para as caracteristicas de Atkinson acaba mesmo por ser demais.
A realizaçao nao e tao vistosa nem com tantos meios como no primeiro filme, e quase sempre o limite minimo, para as sequencias funcionarem, esta mais ao serviço do humor do que da açao que o filme tb tem.
Por fim o cast atkinson quando fala fica fora do seu habitat natural, contudo a personagem permite toda a panoplia de humor facial que esta ao seu dispor, nos papeis secundarios um conjunto de actores em baixa, com excepçao de Pike o interesse amoroso de English cuja carreira ainda em algum vigor deveria a afastar deste tipo de papeis.

O melhor - Atkinson facial.

O pior - Ja nao ter a mesma piada.

Avaliação - D+

No comments: