Starring: | Owen Wilson, Rachel McAdams, Kathy Bates, Adrien Brody, Carla Bruni |
Directed by: | Woody Allen |
Um dos grandes segredos de Woody Allen nos ultimos anos é surpreender na forma como tão bem filma cidades europeias, desta vez transfere-se para a cidade da luz, e trás-nos esta comedia ao seu melhor estilo, os resultados não poderia ser melhor desde logo em termos comerciais onde o autor voltou aos excelentes resultados pese embora o filme não tenha conseguido a distribuição wide, mas acima de tudo em termos criticos, onde voltou às boas valorizações maioritariamente positivas que deram a este filme uma nova força.
Se existe filme na europa que tras consigo a formula que tão bem allen conseguiu montar em Hollywood esse filme e este midnight in Paris, que tem consigo não só uma toada mais directa no cinema de Allen mas acima de tudo permite que o autor navegue por mundos do pensamente e faça a sua homenagem a diversos artistas, alias e dos ultimos filmes de Allen o menos comum e ao mesmo tempo o mais creativo, uma surpresa neste ano. A forma como respira Allen tem a sua maior força na banda sonora permanente que o filme tem sempre consigo, e que é clara marca de agua do realizador.
O grande ponto negativo do filme é um pouco a falta de ritmo provocada por vezes se perder na sua propria eloquencia, ou seja por vezes os discursos filosoficos de vida das personagens faz com que a verdadeira força do filme acabe por ficar em segundo plano e isso denota-se em nunca conseguir transportar o filme para um ritmo mais excessivo e para um compromisso mais forte com o espectador, principalmente no balanço entre a historia real das personagens e o mundo do protagonista.
OU seja pese embora estejamos perante um filme de excelencia, surge sempre a ideia que é um filme que tem em si uma ideia muito mais forte do que propriamente a forma como esta resulta no ecrã, quem sabe podera no futuro ser primorada para conseguir daqui a algum tempo a obra prima do realizador.
O filme fala de um aspirante a escritor que farto de estar envolvido no mundo da sua noiva acaba por se relacionar com curiosas pessoas que vão fazer pensar que a sua sanidade mental já teve melhores dias.
O argumento tem uma base ideologica de primeiro nivel, ou seja a ideia do filme e das melhores formulas literarias que nos ultimos anos foi criada para o grande ecra, contudo nem sempre se demonstra da melhor forma no grande ecra, sem condicionar um filme com boas personagens e bom guião de dialogo, ou não estivessemos perante Allen
Em termos de realizaçao nao estamos perante um filme de primeira linha, pese embora sirva a grande parte como um cartão postal da magnifica cidade de paris, de resto o estilo apressado e de acompanhamento de Allen.
Em termos de cast Wilson tem tanto de inesperado do filme, como proximo de Allen, alias de todos os actores escolhidos e Wilson aquele que melhor conseguira representar o Allen de antigamente, confuso, rápido no pensamento com alguma capacidade humorisitica tem o seu filme a belo prazer, mesmo sem ser um actor de primeira linha, tudo o resto e apenas um contexto para o actor principal, com a excepçao de Collitard tambem ela a capturar alguns momentos com o seu poder de seduçao.
O melhor - A ideia original do argumento
O pior - ALgum excesso de filosofia ideologica
Avaliação - B-
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