Saturday, August 06, 2011

The Capitan America - The First Avenger


Starring: Chris Evans, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Tommy Lee Jones, Hugo Weaving
Directed by: Joe Johnston

Se existia herou que até ao momento não tinha conseguido um filme de grande sucesso em seu torno, era o capitão america que tinha de se consolar com uma serie de series mal contruidas. COntudo este ano e com a aposta da Paramount em lançar Avengers com uma serie de heroi deu a luz do diz ao primeiro grande filme do super heroi. Os resultados são agradaveis na sua maioria, se comercialmente entrou no registo natural de um filme de herois, em termos criticos as coisas tambem correram bem ao filme que agradou não so os fas mas tambem uma critica valorizando este projecto maioritariamente positivo.
O primeiro ponto que devemos dizer sobre este filme é que as dificuldades da adaptação de um filme de super heroi é sempre dificil e neste caso particular ainda mais dificil seria, contudo o filme tem pontos bem elaborados, desde logo a contextualização inicial que permite perceber o nascimento do heroi, um vilão com força, o que nem sempre tem sido conseguido neste genero de filmes e acima de tudo um fotografia final de grande registo o que permite que o filme na sua maior parte do tempo tenha um estilo proprio.
Pos outro lado falta lhe alguns pontos desde logo a narrativa demasiado directa, dialogos e personagens muito pouco densos, sempre demasiado simples e em torno do desenvolvimento sempre seguido que o filme dá a si proprio. E daqueles filmes que naturalmente faz o espectador passar o tempo contudo em momento algum tem a capacidade para o surpreender. Outro ponto vincado e a incapacidade do filme de tentar entrar em algum humor que podia transforma lo num objecto mais apetecivel em termos comerciais.
A historia do filme e conhecido um franzino mas corajoso aspirante a soldado e transformado numa maquina de guerra, transformando-se no inicialmente comercial capitao america e mais tarde numa verdadeira inspiração. O unico senao do filme e que na conclusao tem apenas a preocupaçao de potenciar avengers.
O argumento nao e o forte do filme, alias pouco ou nada de surpreendente consegue trazer consigo, quase sempre directo e simples nao so nos dialgoos mas tambem nas proprias personagens e no seu desenvolvimento, ou seja muito pouco de novo mesmo no terreno dos super herois.
Em termos de realizaçao aos poucos consegue encontrar um registo proprio uma estetica de autor interessante que nem sempre tem sido conseguido nos filmes de herois de banda desenhada, este capitao america consegue ao caminhar para a sua conclusao.
Em termos de cast Evans e uma escolha facil, como ja tinha sido para Fantastic 4, primeiro porque tem aspecto duro, disponibilidade fisica e nao e expressivo, mesmo que isso o condicione quase para todos os restantes trabalhos. Weaving e sempre uma boa escolha para vilão, e ;Lee Jones tenta dar o pouco de humor que o filme nao consegue ter, numa demonstração algo cansada.

O melhor - A estetica da fase final

O pior - Não trazer nada de verdadeiramente novo ao género

Avaliação - C+

No comments: