Saturday, August 27, 2011

Conan the Barbarian


Starring: Jason Momoa, Rachel Nichols, Stephen Lang, Rose McGowan, Said Taghmaoui
Directed by: Marcus Nispel


Desde o inicio deste projecto e com o facto de não existirem grandes nomes quer na produção quer na interpretação liagados a este filme, deu para suspirar o pior, ou seja que estariamos perante um remake quase minimalista do que tinha efectuado Arnold Governator em meados dos anos 7o. Pois bem com as primeiras criticas maioritariamente negativas ao filme, percebeu-se que estariamos perante um filme básico sem profundidade que se afundou num franchising sem qualquer tipo de poder comercial e que provavelmente não terá continuidade.
Desde ja é importante ressalvar que visualisei o filme em 2D pelo que do ponto de vista tecnico não posso valorizar o poder do filme em 3D embora seja possivel adivinhar que neste aspecto o filme não será nada de exuberante.
Conan é um filme que toda gente espera aquilo que ele é ou seja um filme simples com um narrativa directa e básica, que já foi aprofundada de diversas formas em centenas de filmes, sendo que este não tem nada de especial, ou seja um filme tipico de serie B que se perde nas tardes de canais generalistas sem ambição na area, com a tematica da honra e da vingança na mó de cima, num countdown de viloes até ao climax final, muito pouco e reduzido para um filme que ambicionava ser um blockbuster de verão.
Outro dos problemas do filme e a falta de carisma das personagens ao ser vazia em termos de dialogos ou mesmo de condensação emocional das mesmas o filme e um deserto em termos de quimica entre os diversos intervenientes mesmo a tentativa de dar algum poder amoroso do filme e tao gelado como tudo o resto.
Conan tem um mal que é irreversivel ao longo de todo o filme, ao dez minutos de filme ja sabemos tudo o que vamos ver no restante e este aspecto não pode ser pior para a concretização de um filme.
A historia e a conhecida um jovem de nome conan ve o seu pai morto por uns guerreiros unidos a uma especie de princesa satanica, para se vingar o jovem cresce e fica forte e faz a vingança prometida.
O argumento e basico e acima de tudo pobre em todas as suas dimensoes, tudo bem que e um filme declarado de acçao mas isso não exige que as persoangens e os dialogos nao existam.
Na realização denota-se a experiencia do realizador em filmes de terror pela toada negra que da ao filme, mas acima de tudo nota se a colagem ao ambiente demasiado estranho que ja tinha efectuado em pathfinder, com o mesmo resultado, ou seja longe do sucesso.
Em termos de cast e sabido que um filme como este nao e apetecivel a partida para pessoas consagradas ou com posiçao no cinema, contudo a forma da personagem nao exige mais do que o protagonista lhe dá com todas as limitações, mas podia ser mais arrojado na escolha dos viloes, e acima de tudo em dar ao filme ferramente que o tirasse da mediocridade.

O melhor - Ser o que se espera.

O pior - O argumento ser utilizado pela enesima vez


Avaliação - -D+

No comments: