Saturday, August 20, 2011

Final Destination 5


Starring: Nicholas D'Agosto, Emma Bell, Miles Fisher, Ellen Wroe, Jacqueline MacInnes-Wood
Directed by: Steven Quale


Se existe saga de terron no ano 2000 que tem marcado pela longevidade e pelo numero de filmes, essa saga chama-se Final Destination, sempre com o mesmo preceito, o filme tem conseguido se manter ao longo do tempo com uma regularidade mediana em termos de critica, o que conduz sempre também a uma mediania que permite manter a aposta em novos filmes, e novamente neste quinto capitulo isto acontece quer em termos criticos onde a mediania impede o desastre completo, e também comercialmente onde pese embora não deslumbre para a epoca do ano em que e lançado a naturalidade dos resultados impede que não tenha seguimento.
Desde logo é importante ressalvar que a formula tão treinada é repetida novamente até a exaustão ou seja nada de novo, so muda o contexto e um ou outro ponto que e potenciado desta vez, de resto e mais do mesmo, apenas com o pormenor das mortes se tornarem mais violentas um pouco como aconteceu com a saga de saw.
É daqueles filmes curtos que ja sabemos o que vamos assistir ou seja o contdown das personagens sendo o unico ponto de intresse perceber quando e que as coisas vao acontecer, o unico ponto diferente e a introduçao de um factor humano que apos de tudo acaba ele por se tornar irrelevante para a conclusao final.
Neste ponto e importante referir que hollywood merece mais neste momento do que a repetição de formulas ou conceitos que nada mais podem dar ao cinema, do que agradar uma serie de jovens com prazeres sádicos como este, mesmo que seja importante referir que o filme é fiel ao conceito e acima de tudo o conceito até que funciona como entertenimento facil.
A historia e a conhecida um grupo de jovens devido a permoniçao de um deles sobrevive a queda de uma ponte e agora o destino vai matar um a um.
O argumento pode mesmo dizer-se e o utilizado em todos outros filmes da saga, onde as personagens sao apenas manequins ao serviço da matança, não tendo qualquer tipo de profundidade e acima de tudo de qualidade do dialogo, o unico ponto e criar contexto para a morte acontecer.
Ao colocar o inicio na queda de uma ponte o jovem realizador deste filme teve que trabalhar com bons efeitos e mais uma vez funciona na perfeiçao quer neste momento que exige empenho e distreza mas tambem na forma como constroi as mortes, sendo que neste plano ja vimos melhor mesmo na saga.
Em termos de cast um grupo de jovens quase desconhecidos nada trazem ao filme, nem tem esse objectivo ja que a unica coisa que lhes e pedido e que morram e muitos deles irao ficar por aqui em apariçoes em cinema de primeira linha.

O melhor - Ser fiel ao franchising

O pior - Ser repetitivo que baste


Avaliação - D+

No comments: