Saturday, March 12, 2011

Hall Pass


Nos ultimos anos, e pese embora ultimamente tenham perdido alguma da irreverencia inicial, o certo e que os irmaos farrely passam esta primeira decada com uma posiçao forte no mundo da comedia, pese embora comercialmente e criticamente as coisas tenham tornado menos relevantes, o certo e que a momentos a desconcertaçao provocada por historias estranhas dao sempre nova motivaçao para os seus filmes. Talvez no filme com o seu argumento mais normal o resultado nao foi o esperado principalmente comercialmente onde nao foi alem de uma mediania declarada. Quanto ao valor critico o filme acabou por ficar no mesmo monte que a maioria das comedias lançadas ao longo de todo o ano.
Hall pass podera se assumir como um filme que abre o jogo sobre a forma dos sexos estarem numa relaçao, contudo nunca consegue fazer com que o filme consiga ser uma expansao de humor, alias grande parte das vezes o filme entra com pressao numa serie de sequencias humoristicas que nem sempre conseguem resultar. Ao contrario da maior parte dos filmes de Farrely temos um filme mais calmo, mas acima de tudo temos um filme mais vulgar, sem o cunho de autor que sempre quiseram mostrar, a nao ser os momentos mais sexualizados do filme.
Tambem nao podemos dizer que a maior parte do humor e actualizado, e pese embora na parte final consiga ter consiga ser emocionalmente intenso penso que nesse momento o filme ja se encontra preso a um registo mais leve, mas ao mesmo tempo mais proximo daquilo que era comum nas comedias de rapidez que eram comum nos anos oitenta.
O filme fala de dois casais sustentados, que apos diversas conversas por parte dos elementos masculinos, resolvem tirar uma semana de ferias da vida de casado, sem qualquer compromisso, o que leva em formas diferentes deles e delas funcionarem em relaçao ao fenomeno
Dos argumentos que ja vimos utilizar os irmaos farelly e talves a historia de longe mais convencional de todas, pese embora por momentos humoristicamente isolados acaba por nao o ser. As personagens iniciam pouco trabalhadas mas na parte final conseguem ganhar mais dimensao que tambem acontece com o desenvolver do filme. Do ponto de vista de humor o filme poderia ser mais funcional, quase nunca consegue ser eficaz nas suas proprias piadas.
A realiaçao dos Farelly tem pontos comuns ao longo de toda a sua obra, a diferença de prespectiva muitas vezes utilizadas e interessantissimo, e eles fazem resultar com humor grande parte das vezes, do resto pouco ou nada a registar.
Falar de comedia e de WIlson e como falar de peixe na agua, uma vez que as personagens que lhe dao sao quase sempre muito semelhantes e naquilo que ja se espera dele, tem bons momentos, principalmente com alguma maior calma menos comum no seu trajecto, mas esta longe de ser uma prova de fogo, tudo o resto um pouco sem chama como o filme.

O melhor - A forma sincera que as personagens crescem ao longo do filme

Avaliação - Como comedia raramente tem graça

Avaliação - C+

No comments: