Tuesday, March 08, 2011

How do You Know


James L Brooks e um dos comediantes, e autores do comedia mais conceituado de todo o historial dos ultimos vinte anos do cinema. Dai que era com expectativa que se aguardava o seu mais recente filme, ainda para mais que trazia consigo o seu companheiro de longa data Jack Nicholson. Os resultados contudo foram decepcionantes quer do ponto de vista comercial onde ter se envolvido com os grandes filmes das ferias de verao acabou por ser desastroso mas acima de tudo no ponto de vista critico onde pela primeira vez no seu historial nao conseguiu convencer alguns dos seus maiores fas, ou seja a critica especializada.
E obvio a olhar este filme que estamos perante uma obra pouco abençoada do seu criador, alias a determinada altura parece impossivel que estejamos perante o mesmo autor que nos trouxe entre outros filmes Melhor e Impossivel, principalmente porque o filme e vazio, ou seja ao tentarmos expremer o filme e todos os seus personagens quase nada de relevante ou qualquer ensinamento sobra.
O filme nao tem graça, os dialogos sao trapalhoes as personagens desinteressantes conseguindo Brooks dar o ar da sua graça a espaços e na personagem que menos potencia poderia ter, no caso concreto a de Owen Wilson. De resto uma serie de tiques de personagens que nao tem intensidade nem chama para convencer o espectador da qualidade do filme, que parece sempre sem, rumo, ate mesmo ao ponto final de si proprio.
O filme fala de uma ex jogadora de softball que com o aproximar do fim da sua carreira ve se num triangulo amoroso com um atleta e com um jovem gestor ha beira de um ataque de nervos.
O argumento e a grande falha de todo o filme, nao so no facto de nao conseguir nos dar boas personagens, mas acima de tudo ao nao conseguir fazer prespectivar um bom desenvolvimento narrativo, quase sempre demasiado pastoso.
A realização e do mais basica possivel, pensa bem na forma como quer filmar as personagens mas fica a sensaçao que nem sempre retira o melhor destes planos, principalmente por algumas falhas dos interpretes centrais.
O cast a partida bem encaixado naquilo que o filme quer acaba pro ser a grande desilusao de todo o filme, principalmente no duo de protagonistas, desde logo um Rudd sempre demasiado semelhante, sem conseguir demonstrar qualquer tipo de preparaçao para outro papel, o que demonstra ja algum exagero em tantos papeis do mesmo genero. Witherspoon funciona melhor numa comedia que lhe de mais dinamica e mais rigor, aqui parece sempre demasiada presa a estatica personagem. Wilson dentro do seu genero com a melhor personagem do filme, que encaixa perfeitamente no que ele e como actor. Nicholson precisou de chegar ao fim da sua carreira para ter um papel completamente insignificante

O melhor - Dois gags de Wilson

O pior - A falta de caminho da historia

Avaliação - C-

No comments: