Friday, March 04, 2011

The Eagle




Quando saiu o ultimo rei da escocia os mais tradicionais criticos prespectivaram a descoberta de um novo icon do cinma contemporaneo, concretamente Kevin Mcdonald, para uma obra de praxe, toda a recepçao nao poderia ser mais meritoria, mas desde ai tudo mudou, primeiro porque nao mais arriscou lançar um filme na epoca dos premios, e acima de tudo porque o argumento que normalmente fortalecia os seus filmes foram cada vez menos trabalhados, entregando se a um cinema mais de produçao como neste filme. Contudo os resultados tem sido desoladores, neste filme para alem do teor comercial que acabou por perder, com criticas medianas, tambem o publico nao se entregou a esta especie de epico.

Olhar para este filme e para os anteriores filmes do realizador e algo que deixa o espectador estupfacto uma vez que as virtudes dos dois primeiros e o que falha rotundamente neste. Se por um lado denota-se maior ambiçao numa produçao de maiores dimensoes, com caracter de honra e emocinal, toda a inteligencia e acima de tudo originalidade dos argumentos maduros desaparecem completamente neste filme, cujo guiao e demasiado previsivel, sempre sem qualquer tipo de adereço que lhe permita diferenciar-se de todos os filmes do genero.

E um filme mais corporal e menos inteligente, e isso deixa as coisas um pouco negras para um realizador que sempre conseguiu dotar os seus filmes de um bom balanço de historias seguras e de argumentos fortes dos diferentes pontos de vista.

nao se poe em causa que o filme consiga os seus curtos objectivos de ser um filme de acçao heroico, sobre as suas personagens contudo prevalece o facto de nos parecer que tudo e demasiado curto para aquilo que se esperava da obra deste realizador.

O filme fala do exercito romano, e da coragem de um comandante em entrar nas profundezas do enimigo para conseguir recuperar a marca do pai, com a ajuda de um unico seu escravo.,

O argumento e o ponto fraco do filme, nos momentos das decisoes toma sempre o caminho mais facil, mas de longe o menos maduro, o que qualquer um faria e isso nao distingue as grandes historias, de tudo o resto demasiado esteriotipado, em personagens mas acima de tudo no seguimento que o filme tem

Em termos de realizaçao o MCdonald consegue imprimir sofrimento as suas personagens e traduzi lo de forma competente em imagens, mesmo que descure o primor estetico que poderia levar o filme para um nivel produtivo de maior excelencia.

Por filme em termos de cast este filme era um barometro para a popularidade de Tattum como heroi carismatico e falhou em toda a linha primeiro em termos de interpretaçao demasiado superficial, e depois no nivel comercial onde o filme tambem caiu. parece me mais bem encaminhado Bell, ja que consegue ter uma versatilidade e uma gama de recursos superiores perdendo na imagem estetica que o filme tem


O melhor - O heroicismo das personagens


O pior - Mcdonald podia e devia dar mais


Avaliação - C+

No comments: