Tuesday, March 29, 2011

Red Riding Hood





Depois do sucesso de Twilight, principalmente do primeiro filme, Hardwickie ganhou um espaço proprio na forma como conta historias de amor, num imaginario de ficção e muito proximo do coração dos adolescentes. Dai que a expectativa em torno desta particular versao do capuchinho vermelho, tornou se ao longo da produção um dos filmes mais falados de 2011. Contudo os resultados foram contrarios a estas iniciativas iniciais por um lado criticamente onde o filme pouco ou nada conseguiu reunir para si, com criticas maioritariamente muito negativas, mas tambem em termos comerciais onde esteve muito mas mesmo muito longe da explosao que foi Twilight.

Se existe aspecto que quase ninguem pode apontar a realizadora e a forma com que esta pensa os seus filmes do ponto de vista de estetica e nisso quase ninguem pode deixar de ficar maravilhado com algumas sequencias do filme, principalmente na forma de tentar efectuar os contrastes de cor quase sempre muito bem conseguidos.

O segundo ponto positivo do filme e mesmo a originalidade da ideia de reiventar, mesmo que nem sempre da melhor forma um conto infaltil, tornando-o num filme adulto por vezes mesmo proximo do genero de terror.

Como pontos negativos alguma falta de profundidade das personagens centrais com particular incidencia no triangulo amoroso, a forma com que estas relações sao emaranhadas, nao permite que o filme consiga ir mais alem daquilo que tenta ir, tornando num obvio filme para adolescentes.

A historia fala de uma pequena aldeia isolada, que sem muito bem ninguem perceber como começa a ser assaltada pelos ataques de um lobo que escolhe as suas vitimas, com a entrada de um tirano padre a aldeia tem que se juntar para saber quem se transforma em tao maldosa creatura.

O argumento pese embora toda originalidade que venha embutido na forma como o filme nasce, nao se pode dizer que e prodigo em bons momentos narrativos, dialogos, ou mesmo em personagens muito elaboradas, mas no seu objectivo principal, ou seja entrar num ambiente proximo dos adolescentes o filme consegue atingir facilmente este ponto.

A sensibilidade estetica de Hardwickie ja foi vista por demais nos seus filmes, principalmente no estilo proprio que deu a Twilight, neste caso volta novamente a se aprumar neste sentido, e que torna o filme um bom exercicio de realização principalmente do ponto de vista estetico.

POr fim o cast, se existe personagem em que Gary Oldman pode fazer reviver o seu bom dracula de Bram Stocket acaba por ser a do malvado padre deste filme, pelo contexto que o filme tras consigo. Por sua vez o tridente de protagonistas denota ainda muita imaturidade interpretativa sendo claro que a escolha esteve mais relacionada com a estetica do que propriamente com a qualidade por estes apresentada.


O melhor - a componente estetica do filme


O pior - O tridente interpretativo


Avaliação - C+

No comments: