Friday, March 18, 2011

The adjustment Bureaui


Starring: Matt Damon, Emily Blunt, Anthony Mackie, John Slattery, Michael Kelly
Directed by: George J. Nolfi


A figura cinematografica de Matt Damon nos ultimos tempos tem sido por diversas vezes posta a prova com a liderança de diversos filmes, alguns dos quais que reunem a sua volta grande expectativa. Este filme baseado no poder visionario de Dick, e mais um deste filmes, que estranhamente viu a sua estreia adiada para o inicio do ano, fugindo quase isoladamente da sempre terrivel competição pelos premios. O resultado veio a comprovar que dificilmente teria força critica para entrar em força nestes premios, a nivel de bilheteira as coisas correram melhor demonstrando bem a força comercial das ideias originais.
Confesso desde ja que neste inicio do ano, estava a desesperar com a falta de qualidade da maior parte dos filmes, apenas alguma força de Rango conseguiu fugir a mediocridade da maior parte dos titulos, dai que este filme demonstrou a capacidade de se criar ao mesmo tempo filmes creativos e originais com força para surpreender e dar luz ao mais desacreditado dos espectadores
Este filme com um tema esquisito e na sua genese um filme peculiar, mas rapidamente a a~scende aquilo que os grandes filmes tem de ter, desde logo uma boa narrativa acente numa ideia bem montada, depois um estilo proprio que nao necessita de recorrer a grandes efeitos especiais para ter um conteudo estetico de eleição, e por ultimo nos promenores particulares dos filmes acertar em quase todos eles, como quimica entre personagens, humanidade dos viloes mesmo quando nao o sao, e acima de tudo dialogos de eleição.
Os unicos e pequenos pontos negativos e na pouca exploração de duas fases, primeiro do inicio da relaçao pouco construida, que acaba por se perceber com a ideia do destino que empregue, mas a resoluçao final parece demasiado solta e pouco cimentada, pese embora o final nao podesse ser diferente.. Tudo isto nao poe em causa o valor integral do filme, de uma das melhores obras ate ao ano, e dificilmente saira desta lista.
O filme fala de um candidato a senador, que apos perder as eleiçoes encontra-se casualmente com uma jovem bailarina, lançando uma quimica evidente entre ambos. nessa altura o destino fica trocado, havendo uma luta pelo amor de ambos e aquilo que o destino e os seus agentes têm para ambos
O argumento tem tudo o que um grande filme tem de ter, desde logo a originalidade da ideia de base, cimentada em personagens crescidas engraçadas que funcionam bem em simbiose, apenas perde algum ritmo na forma como conlclui toda a historia
A realização e daquelas que devemos olhar com o merito proprio pois consegue ser quase perfeita e esteticamente de eleiçao com um simplismo proprio de que nos diz que muitas vezes a creatividade esta na imagem natural de tudo que nos rodeia.
Em termos de cast, Damos mesmo sem grande exigencia lidera com clareza um tipo de personagem que lhe acenta bem, Blunt combina bem com ele, melhor do que nos momentos isolados do filme, Stamp ja nao tem a vitalidade que o filme merecia.

o melhor - a originalidade de um argumento de eleiçao

o pior - os atalhos da conclusão

Avaliação - B+

No comments: