Wednesday, March 09, 2011

The Dilema








E sabido que o caminho que Ron Howard seguiu como academico tem normalmente intervalos no qual tem o objectivo de tentar entrar num terreno mais suave, ou seja o da comedia, contudo nem sempre e facil este ponto ter os resultados pretendidos, principalmente criticos onde neste campo tem sempre muita mais dificuldade de impor os seus filmes. Dai que seja de estranhar pese embora o realizador em causa que este filme estreasse silenciosamente no cinzento mes de Janeiro, com pouco ou nada a declarar. O resultado foi uma mediania total em termos criticos onde ficou a anos luz do que consegue em termos dramaticos, mas acima de tudo comercialmente onde o filme podia apostar a mais longo termos.


O grande problema do filme e ser considerado sem qualquer tipo de reserva uma comedia, e obvio que com determinadas sequencias e acima de tudo com determinados tipos de actores e quase impossivel efectuar um filme serio, e nem Howard parece ter em algum momento essa pertençao, contudo o filme nunca tem argumentos humoristicos para ser um filme engraçado, nem sequer parece lutar muito por esta questão.


Outro dos problemas que o filme tem e contextualizar mais o sentido de amizade entre os protagonistas, a relaçao caracterizada no filme é quase sempre mais homossexual do que propriamente de uma amizada fortalecida. Este tipo de dificuldades fica ainda mais inerente na propria relação amorosa, entre personagens.


Os bons pontos do próprio filme são mesmo o facto de tocar num ponto importante no ponto de vista relacional, ou seja principalmente na forma como traduz as relações na base da confiança, e a im'ortancia deste ponto no desenvolvimento de tudo o que podera evoluir numa relaçao proxima.


O filme fala de dois velhos amigos, que de repente tem um negocio relacionado com a venda de carros, ate que a determinada altura um deles observa a mulher do outro num relacionamento extra conjugal. E começa o dilema entre contar ao amigo, ou arriscar se a perder a amizade deste.


O argumento nao é do mais forte possivel, principalmente em termos humoristicos, uma vez que tenta ser demasiado preso a um genero que Howard nao se sente tao a vontade. As personagens por vezes parecem nao querer evoluir, nem que o interesse do filme seja que estas consigam dar mais de si

Em termos de realizaçao ja vimos um Howard creador, e nao um Howard em serviços minimos quase como tarefeiro de um filme que por vezes demonstra pouco ou nada acarinhar. Nao tem garra e quase que passa por um filme de um iniciante.

Em termos de cast, a escolha na dupla comica, permite que o filme consiga se afirmar neste genero, mas faz com que o filme nao consiga ser mais do que um filme simpatico, mais por James do que propriamente por Vaugh que me parece mais integrado noutro registo, Ryder e Connely sao completamente desprediçadas num filme cujas personagens nada tem a acrescentar ao filme, e por fim um surpreendente Tattum, a demonstrar que pode funcionar numa comedia, e que salvaguarda um pouco a imagem estatica que construiu em filmes mais recentes


O melhor - A personagem Zip


O pior - Ser um filme demasiado vulgar para Howard


Avaliação - C

No comments: