Tuesday, November 16, 2010

Winter's Bone

Winter's Bone é daqueles pequenos filmes, que de um reconhecimento critico tao elevado, que acabou por se tornar uma referencia neste ano cinematografico. Cada vez mais sundance a uma montra de cinema independente e este filme vem mostra e de que forma a expansao do festival de Redford. Falta perceber se a longevidade o filme lhe permitira que este reconhecimento se traduza em premios, ja que em bilheteira isso nao ocorreu.

Este e daqueles filmes que foge ao estilo de caso de vida, para se centrar mais em filme de personagem e de luta, pode por vezes parecer demasiado frio e trivial em sentimentos mas e um filme de garra principalmente da personagem central. O que torna o filme mais forte principalmente como uma liçao propria de lutar pelos objectivos.

EM termo cinematograficos propriamente dito e mais dificil perceber tanto sucesso de um filme pausado, alguns momentos aborrecidos, sem nunca por em causa a qualidade ou mesmo o sentido de autor de um realizador que sabe sempre os terrenos que pisa e acima de tudo que quer pisar.

O filme tem um inicio interessante na busca da personagem pelas pistas numa escalada de decadencia quando desce na escala de humanidade das personagens que vai procurando, contudo e a melhor parte do filme, a mais fria, contudo a segunda tras nos mais coraçao, voltamos a humanidade pelo menos parcelar de algumas das personagens, momentos tambem onde acabamos por assistir aos momentos do filme, com o seu ponto alto na forma como contextualiza o clima do mesmo.

O filme fala de uma jovem de 17 anos que cuida de uma mae doente e dois irmaos menores em busca de um pai fugido da justiça para impedir a ameaça de perder o tecto onde cuida de todos, uma busca pelos mais estranhos recantos da profundeza do passado do seu pai.

O argumento debruça-se num estilo de historia de vida, onde o centro das atençoes esta totalmente revestido nas personagens, e menos na narrativa, principalmente na principal, nao e um filme de grandes dialogos e muitas vezes aproveita o seu proprio silencio

A realizaçao e mais escura do que as proprias personagens e acreditem que nao e facil, nao temos um caracter estetico desenvolvido e isso e claramente uma mais valia num filme onde a beleza e a sensibilidade tem de estar bem longe.

O cast tem uma brilhante Lawrence no papel principal, uma jovem que consegue no papel trazer profundidade sentimental e uma disposiçao fisica pouco comum numa jovem de tao tenra idade, nao e a toa que e dada quase como garantida na corrida ao oscar deste ano



O melhor Lawrence



O pior - Abordar o filme sem ritmo



Avaliação - B-

No comments: