Saturday, November 13, 2010

Due Date





Desde a Ressaca que Phillips entrou para a galeria de realizadores sob escuta em Holywwod a forma simplista como fez um filme comico regressar ao grande sucesso quer comercial quer critico colocou-o num local que o seu trajecto ate entao nunfa se fez prespectivar. Um ano apos do sucesso mundial surge o seu novo filme, feito em tempo record, desta vez uma road trip entre duas personalidades distintas com o humor tipico do realizador. Pese embora a expectativa os resultados foram bem diferentes por um lado criticamente onde nao foi alem da mediania, com algumas valorizaçoes mesmo negativa, e comercialmente pese embora registos consideraveis esteve muito longe do que conseguiu a Ressaca, ha que diga que e o regresso de Phillips ao seu caminho mais natural.

Due Date e um filme ja muitas vezes utilizado, mas daqueles filmes que tem muita margem de manobra, trabalha uma personagem ao natural e e na outra no caso de Gaalifanakis que o filme tem todo o seu peso e orientaçao humorista, como alias ja tinha acontecido na Ressaca. O filme mais que uma boa historia ja que esta e obvia e escrita por qualquer um, acaba por ter alguns bons momentos capazes de proprocionar uma ou outra gargalhada ao espectador, se bem que longe da intensidade que outros filmes do realizador acabam por ter.

Alias parece mesmo que em algumas situaçoes o filme foge do controlo de Phillips ja que e mesmo Downey Jr o melhor que o filme tem, nao so em termos da linhagem e de personagem mas acima de tudo na surpresa dos momentos comicos por si efectuados. Parece que todo o filme se orienta para um lado e outro quase intuitivamente acaba por resultar melhor.

De resto um filme pequeno mesmo assim alguns furos acima da vulgaridade das comedias actuais, se bem que sem ser um filme de primeiro plano, que podera ser prejudicado pelas altas expectativas criadas.

O filme fala de um arquitecto que para o nascimento do seu filho tem que voltar para LA; contudo um acidente no aviao impede-o de utilizar este meio de transporte e acaba por fazer a viagem de carro com um peculiar ambicioso projecto de actor, tao peculiar como de dificil relacionamento.

O argumento na sua base e dos mais utilizados em diversos projectos de hollywood com quase novo a assinalar, centravam se esforços em criar situaçoes de comedia pura, que por sua vez so resultam em alguns momentos. Quanto as personagens a simplicidade da de Downey Jr suplanta a demasiada excentricidade de Zack

A realizaçao de Todd Phillips e mais moderada do que a que apresentou noutros filmes, parece a determinada altura que nao quer se mostrar tanto como realizador deixando espaço as personagens que na sua ideia sao a fonte de rendimento do filme, o que acaba por ser verdade.

O cast dá-nos um Downey Jr cada vez mais envolvido e com capacidade de convencer em comedias, alias e daqueles actores que nao consegue desempenhar mal, seja em comedia seja num drama intenso, tem uma das persoangens mais engraçadas dos ultimos tempos em comedia. Ja a aposta no aspecto pouco cuidado e algo excentrico de Zack nao funciona tao positivamente ao contrario do que tinha acontecido em Hangover, por vezes demasiado descontextualizado e com as suas situaçoes estarem demasiado presas.


O melhor - Downey Jr


O pior - Definir a personagem Eathen


Avaliação - B-

No comments: