Thursday, November 18, 2010

Going the Distance




As comedias romanticas tem por natureza tornar tudo o mais perfeito possivel, com mais ou menos quimica, com mais ou menos realismo, e daqueles generos cujo tempo nunca vai conseguir ultrapassar. Para este ano nada melhor do que um filme com um casal real, pelo menos em tempos, tratando de um tema muito complicado com a globalização ou seja a separaçao entre os membros. Os resultados nao foram os esperados, por um lado em termos criticos o filme nao foi alem do minimo exigido, contudo o pior acabou por ser o trajecto comercial com resultados que desiludiram toda a gente.

Se existe ponto que deve ser salvaguardado neste filme e actualizaçao do tema, ou seja de pela primeira vez tratar sob a forma de comedia mas com algum rigor uma tematica realista mas forte em termos de amor. O filme consegue em torno deste tema trazer dois ingredientes fundamentais para o fazer funcionar. Por um lado o humor forte, sexual utiluzado que de alguma forma funciona como chamariz para os espectadores, mas nao perde a sensibilidade do proprio filme, com uma boa quimica entre as personagens que nao e de espantar uma vez que ha epoca de realização os actores mantinham uma relaçao amorosa.

Contudo o filme perde no sentido da criaçao de dificuldades a determinada altura a separaçao e a distancia nunca se torna um verdadeiro problema para nenhum dos elementos que apenas treagem quando se vem a sua relaçao a perder-se. Mesmo assim e um dos filmes mais reais e com coraçao que me recordo, com a ajuda de uma banda sonora de elite, mesmo que perca nas forma como as personagens sao limitadas, num excesso de sexualidade que retira algum coraçao ao filme

A historia fala nos de um casal que quase por acaso começa a relacionar se e a criar entre si uma empatia que aos poucos se vai transformar um amor profundo, contudo tem de se separar por motivos profissionais mantendo a partir dai uma relaçao a distancia com algumas junçoes pelo meio.

O argumento ganha da actualidade e na forma com que conctretiza alguns momentos de humor, mas perde pela falta de profundidade das personagens centrais, que nunca consegue pegar nelas proprias no filme, sobrevivendo com a boa quimica.

A realização e pouco mais do que normal, nao consegue ter um caracter proprio mesmo que o tipo de guiao e historia utilizada o possiblitasse, e daqueles filmes que pensamos que nas maos de um realizador experiente poderia ter outro sucesso

O cast liderado por uma Barrymore feita para papeis sentimentalistas, mesmo que a sua beleza ja nao se demonstre tao profunda, ja Long tem apostado num registo pouco interessante mas a espaços nos seus filmes demonstra poder dar mais de si em papeis mais adultos, neste filme este facto acontece algumas vezes.


O melhor - A actualidade do tema


O pior - Demasiado sexualizado


Avaliação - B-

No comments: