Tuesday, November 02, 2010

The American





George Cloonet e nestes dias um daqueles actores que ja nao necessita de nada para que os seus filmes tenham noteriedade, nestes momentos e que um actor em hollywood se pode sentir no topo da montanha, permitindo que filme fora do circuito em contextos e com actores de outro tipo de cinema. Este american e a experiencia assistematica de Clooney, e os resultados foram dispares, se a critica ate foi benevolente para o filme, gostando do seu caracter estetico, ja em termos de opiniao das pessoas as coisas correram pior, e o bom inicio comercial do filme deu origem a um abrandamento natural que fez com o filme nao fosse alem do razoavel.

O primeiro adjectivo utilizado para caracterizar um filme como este, e de independente, quer na sua genese, quer na complexidade e silencio do seu argumento e na falta de momentos explosivos mesmo que a sua versao americana acabe por o apresentar como tal. E um filme de personagem que se mascara a todo o tempo com um filme de assassinos e suspense quase policial mas nunca consegue adquirir o ritmo que um filme com este teor necessita.

Sentimos sempre a falta de alguma coisa, ou do caracter mais soft do clooney, ou maior rigor ou iintensidade nos acontecimentos, acaba por ser um filme onde falta sempre alguma coisa que nunca consegue descobrir.

Mesmo o interesse amoroso do persongem uma das linhagens centrais do filme acaba por nao ter nada de relevante, nem mesmo o argumenta potencia os poucos aspectos que o filme poderia crescer e tornar-se ao mesmo tempo um filme com outra dadiva comercial, ja que tambem em termos criticos nao poderia andar muito mais.

O filme fala sobre um isolado assassino profissional que se desloca para Italia interior para se confrontar com o dilema de deixar a sua profissao e consequentemente o seu isolamento ou continuar naquilo que consegue fazer lidando com as pressoes superiores, e com um estranho interesse amoroso.

Em termos de argumento e daqueles filmes que gosta de jogar com o silencio, consegue surpreender na parte final com a reviravolta narrativa contudo com a sensação que isso ja vai tarde uma vez que todo o filme ja esta montado para uma linhagem ou mesmo para uma intensidade completamente diferente.

A realizaçao e tipicamente europeia planos proximos nem sempre bem utilizados camaras com o movimento trepidante, cor e fotografia escuras, ou seja tipico para um filme nao hollywoodesco onde o unico ingrediente e mesmo George Clooney

Em termos de cast, Clooney tem o filme todo para si, nos exercicios mais tipicos de um actor a tentar convencer que se encontra em bom nivel, contudo penso que nao necessitava deste filme para isso, os seus ultimos registos ja comprovaram isso, neste filme perde um pouco ao tentar dar um ar mais negro do que aquilo que consegue deixando a nu algumas insuficiencias


O melhor - A realizaçao europeia bem integrada


O pior - Nao ter intensidade


Avaliação - C

No comments: