Sunday, November 21, 2010

Easy A


Starring:
Emma Stone, Penn Badgley, Amanda Bynes, Dan Byrd, Thomas Haden Church
Directed by:
Will Gluck


Depois do falhanço rotundo de Fired Up poucos previam que o segundo filme de Gluck se tornasse rapidamente uma comedia de culto no panorama actual do cinema norte americano. O inicio do sucesso deste filme começou com as primeiras brilhantes criticas que tiveram seguimento reunindo em torno de si grande consenso. Tudo ainda ficou mais positivo para o filme, quando comercialmente as coisas correram tambem bastante bem, tornando se daqueles filmes capaz de lançar para a ribalta a sua personagem principal no caso concreto Emma Stone.
Easy A tem um dom que poucos filmes tem, tornar um simples filme de adolescentes passado no liceu quase num objecto de culto, e para isso reune uma serie de qualidades, primeiro a abordagem diferente que o filme faz quase como uma narrativa, depois acima de tudo a força e a excentricidade divertida das personagens a familia da protagonista e capaz de ter tiradas de um brilhantismo unico, e por fim o paralelismo e a actualidade dos temas das referencias culturais mas acima de tudo o paralelo que vai estabelecendo com Scarlet Letter.
Mesmo sem nunca ter um momento de gargalhadas e claramente uma das melhores comedias do ano na forma com que consegue ter ritmo actual e agradavel, uma autentica lufada de ar fresco no panorama dos filmes de adolescentes actuais.
O unico senao e nao conseguir aguentar o ritmo inicial e o facto de se perder a meio do filme so conseguindo novamente surgir na parte final, principalmente na dinamica amorosa, que por um lado torna o filme mais diferente e adulto mas por outro tira lhe alguma sensibilidade e quimica ao seu final, mas nada que danifique o bom filme que temos.
A historia fala de uma adolescente que no sentido de ser integrada no liceu diz ter perdido a virgindade com um rapaz mais velho a partir dai vai começar a inventar uma serie de rumores no sentido de auxiliar os desadaptados construindo a sua volta uma pessima fama.
O argumento e extremamente actual, mas ganha na forma com que o filme o aborda, tem o brilhantismo na forma com que as personagens sao construidas e os dialogos principalmente no seio da familia central.
A realização nao dos aspectos mais trabalhados no filme e de todos eles aquele que menos se consegue diferenciar do normativo em filmes do genero, mas com tudo o resto a um nivel demasiado elevado acaba por ser um aspecto quase irrelevante para a consecuçao do filme.
Em termos de cast este filme traz-nos talvez ate ao momento as melhores interpretaçoes em comedia do ano, com particular destaque para Emma Stone, que ja tinha dado boas indicações no surpreendente ZOmbieland, mas que conquista tudo e todos neste magnifico papel, com um misto de sensualidade espontaneadade e acima de tudo capacidade interpretativa ja nao se via um caso tao serio em comedia deste Page em Juno, esperemos que o seguimento da sua carreira a transforme numa actriz de eleiçao como este papel deixa antever. Como secundarios apenas a frescura de Clarkson e Tucci num grande momento de forma lhe retiram alguns momentos

O melhor - Emma Stone

O pior - Perder algum ritmo ao longo do filme


Avaliação - B

No comments: