Saturday, November 13, 2010

Flipped





Rob Reiner e associado em Hollywood como um veterano realizador de comedias sentimentalistas sobre o que mais puro e difrenciados existe no ser humano. Com mais sucessos em uns do que outros este ano surge num filme juvenil sem grande alarido e sem figuras de proa, talvez por isso as coisas nao correram tao bem como os seus filmes mais mediaticos. Criticamente e conhecido alguma da sua dificuldade em se impor nos seus filmes mais bonitos do que propriamente grandes filmes. Contudo sem a ancora das grandes estrelas tambem em termos praticos comercialmente o filme foi uma desilusao com resultados muito curtos quer em termos de resultados mas acima de tudo na dificuldade que o filme teve em se expandir.

Flipped e um filme que tem tando de simples como de sentimentalmente intenso, e daqueles filmes que podemos nao achar nada de especial mas que ninguem consegue ficar indiferente quer a forma como o paralelismo das historias e tratado mas acima de tudo na aproximaçao das personjagens. Desconhecemos se e uma historia de amor no seu sentido mais puro ou apenas a aproximaçao de personagens, contudo ficamos encantados com a forma e com a simplicidade da personagem principal, que aos poucos se aproxima e consegue reunir a sua volta todas as outras personagens do filme.

Nao temos grandes momentos comicos, alias o filme bebe mais ao melo drama do que propriamente a comedia, mesmo sendo um filme para os mais pequenos, tem dificuldade em arrancar mas a montagem paralela com as duas personagens permite que o ritmo se va intensificando ate chegar a conclusao natural.

O filme fala de dois jovens que se conhecem desde pequeno e apesar da rapariga se interessas e desde logo procurar proximidade com o rapaz este desenvolve naturalmente uma aversao, o filme fala no aproximar das personagens principalmente quando a personagem feminina começa a distanciar-se

O argumento tem em si dois dos ingredientes fundamentais de um filme como este, por um lado e extremamente simples, e por e um filme e uma historia escrtia com o coraçao, pese embora seja com crianças tem tudo que uma historia de amor deve ter. As personagens perdem em alguma linearidade excessiva, mas nao compromentem o bom desenvolvimento do filme

Denota se algum cansaço na forma pausada e belica com que Reiner faz o filme, nao procura grandes planos, apenas se nota algum entusiasmo quando filme o par amoroso do filme, ou na forma estetica com que tenta contextualizar a personagem central. Sendo um filme num contexto temporal diferente, tem preocupaçoes neste particular contudo nunca estas mesmas preocupações sao suficientes para dominar o filme.

Em termos de cast todo o protagonismo vai para os dois jovens protagonistas, os unicos postos a prova num filme onde tem todo o tempo para eles com resultados completamente duais. Por um lado Carrol domina o filme de ponta a ponta, com sensibilidade e uma boa intensidade narrativa deixando a porta de uma carreira mais que aberta, podendo apenas ser prejudicada pela pouca visibilidade do filme. Mahoney ja nao é tao convicente com dificuldades de interpretaçao facial nunca consegue acompanhar o ritmo e a qualidade da sua colega de cast, e isso denota-se ao longo de todo o filme pela forma com que cada treixo e assimilado pelo espectador.


O melhor - Carrol suave e angelical


O pior - A determinados momentos demasiado melodramatico


Avaliação - B-

No comments: