Sunday, July 18, 2010

Knight and Day




Tom Cruise está longe do poder que teve há alguns anos atras, principalmente devidop a alguns problemas de imagem na rodagem de guerra dos mundos. Para este verao a estrategia passava por um filme de acçao mais para o grande publico, mais entertenimento directo. Contudo os resultados sairam um pouco aquem daquilo que certamente ele esperava, e se criticamente as coisas ate nao sairam furadas com resultados medios, o certo e que em termos de bilheteira as coisas andaram muito longe dos melhores objectivos, num ano complicado foi mais um filme que ficou aquem das expectativas.

O filme funciona nos seus objectivos, nao quer ser um filme realista, nem tao pouco um filme profundo pese embora a presença de um realizador serio como Mangold possa fazer suspeitar. O filme vive acima de tudo de tres pontos, desde logo a quimica dos actores e protagonistas mais do que propriamente a interpretaçao deste ultrapassada pela necessidade de carisma. Segundo pela acçao com sequencias a todos os niveis espetaculares, e aqui a coreografia de casa cena parece pensada ao milimetro em cada situaçao. E depois pela comedia o filme tenta ser bem disposto no sentido de chamar mais gente e uma populaçao a um filme declaradamente de acao.

NEste particular o filme acerta em todos os pontos principalmente nos dois primeiros ja que em comedia o filme e claramente mais divertido do que propriamente engraçado.

O que falha e alguma falta de profundidade e originalidade do guiao que nao tras nada de novo e quase so se move ao serviço dos tres pontos ja referidos no minimo grantido para isto resultar.

O filme fala de um espiao que busca salvar uma poderosa arma criada por um seu amigo muito peculiar, nesta missao encontra uma normal e bonita mulher que o vai acompanhar nesta missao com muito risco e acçao.

O argumento e o parente pobre do filme, se bem que fundamenta bem a quimica entre personagens, por outro lado nao as enriquece, nem tao pouco as torna unicas em termos de narrativa e mesmo em dialogos onde nunca consegue ir para patamares mais elevados.

No que diz respeito a realizaçao Mangold tem aqui um belo trbalho e acima de tudo dificil, numa realizaçao por diverso tipo de cenarios onde os ultimos momentos em plena largada de s fermin sao brilhantes. Exigente para um realizador mais habituado a filmes menos mexidos.

Em termos de cast os actores funcionam na perfeiçao para os objectivos do filme, por um lado Cruise e o expoente maximo de carisma neste tipo de personagens e Diaz tem a comicidade necessaria para a sua perosnagem e resultam muito bem os dois.


O melhor - Entertenimento na sua forma mais natural.


O pior - Falta de algum tipo de risco no guiao.


Avaliação - B-

No comments: