Saturday, July 24, 2010

Killers




Robert Luketic está longe de ser um realizador aclamado, principalmente porque os seus filmes nao levam normalmente uma linha de raciocinio coerente. Pois bem, neste filme nao se esperava muito isso, desde a divulgação do plot do filme e acima de tudo com o desvendar do duo protagonista logo se esperou que fosse um filme que vingasse muito mais no plano comercial do que propriamente pela qualidade do proprio filme. E em termos comercias o filme acabou por realizar muito mais valor do que em termos criticos onde foi um total desastre. Contudo mesmo em termos comerciais pensamos que com a dupla com o peso comercial que tem os resultados poderiam e deviam ser mais brilhantes do que realmente aquilo que foram.

Killers e daqueles filmes cuja a logica fica toda de lado, e que se espera que surja um raio de cratividade para salvar o desastre, e para tristeza de todos que veem o filme, nada disso acontece. O filme começa com algum interesse com um prologo interessante e depois uma ida directa para a ideia fundamental do filme, que a forma como a personagem masculina tem de esconder o seu passado como assassino profissional da sua normal esposa que conheceu durante uma missao. Contudo na concretizaçao deste plano o filme sofre muitos problemas de se assumir, desde logo porque nunca consegue ser engraçado na forma como utiliza o seu humor. Um sem numero de filmes com esta guerra dos sexos consegue ser mais forte e actual com um tipo proprio de humor. E mesmo em termos de acçao o filme nunca consegue ser verdadeiramente espetacular, apenas com uma ou outra de uma sequencia mais bem planeada.

O grande problema surge mesmo na sua horrivel conclusao, o final do filme e um exagero pregado sem logica, sem razao de ser, apenas para dar um caracter mais intenso, mesmo que isso ponha por terra qualquer coesao ou o que quer que seja de um filme que ja de si estava longe de ser famoso.

O filme fala de um casal de uma mulher normal e um assassino profissional que abandona a profissao para se dedicar a familia, contudo tres anos mais tarde e presseguido pelo seu passado, e tem de o resolver para ai sim viver com a sua familia sem sobressalto.

O argumento tem muito pouco de interesse, principalmente na linha narrativa que escolhe quase sempre a mais basica e com pouco ou nenhum objecto creativo aparente. Depois tambem em nivel de dialogos o filme nunca consegue ir para alem do nivel elementar.

Em termos de realizaçao Luketic ate quer dar alguma espectacularidade as sequencias de acçao mas quase nada sai bem, mesmo na caracterizaçao dos personagens e na forma como sao filmados nao consegue muitas vezes rentabilizar a imagem dos protagonistas e isso faz moça no filme.

Quanto ao cast, a escolha mostra bem que o filme nao se preocupou minimamente em exigir muito dos seus limitados actores, mais conhecidos por outros dotes do que os interpretativos Kusther e Heigl estao ao seu nivel normal, sem que isso seja pornuncio de sucesso ou qualidade. O unico ponto mais engraçado e o regresso do bigode de Selleclk.


O melhor - A introduçao


O pior - A pessima conclusão


Avaliação - C-

No comments: