Tuesday, July 27, 2010

Inception


Para todos aqueles que gostam que o cinema seja mais do que tempo passado, mas sim uma experiencia unica e incomparavel, existe nos ultimos anos um argumentista/realizador que tem oferecido como nenhum essa experiencia aos espectadores. Falo de Christopher Nolan, actualmente com uma das melhores filmiografias, foi-se tornando cada vez mais poderoso com um estilo de cinema que combina uma capacidade intelectual acima da media, originalidade e acima de tudo uma capacidade artistica completamente diferente. Inception era um dos filmes mais aguardados do ano, depois do que o realizador conseguiu fazer com Batman, depois dos puzzles de Memento e Prestige, este filme com mais meios era a grande expectativa do ano. E os resultados ate ao momento deixam o cinema em delirio, por um lado em termos comerciais onde consegue os melhores resultados da carreira se exceptuarmos os filme de Batman. Criticamente e com filmes desta complexidade e dificil obter a unanimidade mas um segmente considerou mesmo uma das obras primas dos utlimos anos.

O primeiro que se pode dizer deste filme e que é dificil conseguirmos perceber a capacidade que Nolan tem de complexificar, complicar dar nós narrativos e acima de tudo quando tudo parece demasiado confuso e perdido, ele consegue mostrar ao espectador que todo o promenor e pensado e que tudo e coeso num objecto de uma perfeiçao quase incomparavel. Sem nunca descuidar um aspecto importante e que esta sempre presente na forma como o australiano vê cinema que e a originalidade.

Arrisco me a dizer que Inception esta muito perto de ser um filme perfeito a todos os niveis, um bom argumento, contendo dialogos de uma profundidade narrativa, intelectual e sentimental riquissima, interpretações de primeira linha, e acima de tudo consegue ser um filme grandioso chamando a si a riqueza de efeitos especiais de primeiro nivel.

Desde muito cedo percebemos que estamos perante uma obra prima do cinema, na introduçao na forma circular do guiao, na preparaçao para a concretização do climax, na forma como nao deixa que o espectador se perca nas profundezas e nos nós narrativas. Arrisco-me a dizer que neste filme Nolan conseguiu o que quase ninguem conseguiu, ter um filme dificil, proprio, de autor e acima de tudo um objecto unico de entertenimento com uma componente artistica de grande dimensao.

O filme acaba por ser uma grande metafora sobre a estrutura da mente, inspirado na teoria psicanalita de freund.

O filme fala de um ladrao de ideias, que utiliza os sonhos das pessoas para este efeito, contudo contratado por uma empresa contrario tera que reunir a sua equipa para algo completamente diferente o sonho tem de ser usado para implementar uma ideia.

Em termos de realização Nolan tem uma componente artistica so batido em termos de realizaçao pelo seu trabalho em Dark Knight, consegue acima de tudo fazer com que a componente estetica tem um poder tremendo sobre o filme, e acima de tudo mesmo os efeitos e o porque de determinados pontos tem o seu porque.

A nivel de casting, Nolan apostou forte, Di Caprio esta na melhor forma de sempre assumindo-se como um dos melhores actores do momento, apenas possivel em grandes projectos, neste filme esta ao seu melhor nivel. Tambem Collitard tem no seu genero femme fatal o ideal para a sua forma. Elen Pagge igual a si mesma. E a surpresa e mesmo Hewitt cada vez mais coeso num cinema complicado, e onde a sua imagem fragil podia nao ajudar.


O melhor - Ter tudo que um filme pode ter.


O pior - So existir um Nolan


Avaliação - A

O filme fala de um ladão de ideias, usando os sonhos para

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