Monday, July 05, 2010

Greenberg




Quando um autor conceituado criticamente se junta a um actor que e reconhecido por outro tipo de trabalhos normalmente a critica especializada costuma se apaixonar pelo filme. Pois bem foi o que aconteceu com este peculiar greenberg, mais um filme numa forte tradiçao indie, desta vez com Stiler no papel que mais bem encaixa em si o de idiota sem reação. Pese embora a critica especializada tenha gostado do filme, o filme nao conseguiu grande expansao em termos de divulgaçao nao conseguindo chegar a circuito wide mesmo assim com bons resultados

Greenber e um puro filme independente em todas as suas componentes e isso torna-o por si so estranho e dificil capacidade de perceber quais sao as suas verdadeiras intençoes, se por um lado começa com um ritmo demasiado pausado que se mantem sempre ate ao final do filme. Por outro lado a camara acaba sempre por ser demasiado trepidante e isso demonstra toda a forma e todos os objectivos de um filme distante baseado em personagens demasiado peculiares cujo espectador consegue dificilmente encontrar qualquer tipo de linearidade.

A determinado momento parece que o filme ja se encontra na terceira hora e ainda esta no inicio e um filme com dificuldade de arranque e acima de tudo de conseguir fazer arrancar a sua historia de base que e sempre minimalista por excelencia.

Tem bons momentos por um lado o retirar um lado mais sombrio de um stiler que apesar de uma narrativa diferente continua com os tiques de sempre.

O filme debruça-se sobre a relaçao entre um ex internado em hospital psiquiatrico a tentar reencontrar a sua vida anterior a doença, e uma anti social que e ama dos filhos do seu irmao

O argumento pese embora tente ser inteligente cai demasiado no pessimismo dos filmes independentes e isso nao traz nada de particulamente interessante ao filme. Tambem as personagens percisavam de alguma maior vivacidade que nunca acaba por aparecer.

A realizaçao e a tipica deste tipo de filmes, a camara parece estar presa na mao de uma personagem que tenta interagir com o filme, mas na maior parte das vezes a sua colocaçao nao e a melhor.

Em termos de cast o bom e o mau do filme, se por um lado a espaços consegue trazer uma vertente diferente e positiva de Stiller na outra parte do filme, temos o de sempre nao dando espaço sequer para os secundarios serem postos a prova.


O melhor - O arranque do filem


O pior- Nao passar o 1 nivel


Avaliação - C

No comments: