Tuesday, May 04, 2010

Death at Funeral


Starring: Chris Rock, Martin Lawrence, Tracy Morgan, Danny Glover, Regina Hall
Directed by: Neil LaBute

Fazer um remake de um filme de 2007 e no minimo um acto irreflectido. Porque os adeptos do cinema com algum conhecimento viram a comedia aperciada de Frank Oz e tem total noçao do que acontece na mesma, ficando com a sensaçao de Deja Vu onde apenas se altera a tonalidade de pele dos protagonistas. Mesmo assim os resultados foram surpreendentes. Criticamente porque se a critica gostou do primeiro tinha por obrigatoriedade nao ser negativa com o segundo, e comercialmente com outra visibilidade e elenco, os resultados foram francamente melhores em quase todos os sentidos.
Pois bem muito pouco a dizer do que remeter para a avaliação efectuada ao primeiro filme ja constante neste blog. Um filme apesar de americano com um humor muito britanico, com as sequencias instrumentalizadas de uma forma comum, com picos de humor, com personagens mais bem conseguidas e outras que entram no ridiculo facil que nada de novo trazem ao cinema. Num conceito negativista de falta de originalidade que se limita a copiar um filme recente.
Perfiro reflectir sobre o caminho do cinema com actitudes como esta, para onde se pode dirigir este tipo de cinema quando nada mais acontece, quando nao surge novas ideias e quando nos limitamos a repetir sequencias deste genero.
Mesmo a introduçao de um nivel cultural diferente nada tras para o filme, se formos a ver grande parte do tempo ate nem damos pelo facto de estarmos numa comunidade afro americana.
O filme fala da reuniao de uma familia num funeral, onde todas as diferenças e vincadas alteraçoes de personalidade se vao fazendo reflectir na forma como cada um vivencia o acontecimento ate o aparecimento de um peculiar anao com uma revelaçao estranhissima.
O argumento e analise do mesmo deve remontar a do primeiro filme, uma vez que nenhuma alteraçao ocorre, ate o nome das personagens e semelhante assim efacil fazer cinema.
Um realizados como Labute ja com alguns sucessos criticos nao se pode submeter a tamanha ofensa moral, deveria ter pensado dar um cunho pessoal talvez com um humor mais negro em vez de simplesmente replicar o que ja estava feito.
O cast e recheado dos mais conceituados actores afro americanos de momento, desde a vertente comica de Rock e Lawrence, o primeiro num registo mais sobrio, ate ao aparecimento dos novos icons como Saldana e Morgan, o filme tem em Mardsen a grande surpresa com o papel mais comico de todos e que nao consegue nunca lhe tirar o ridiculo que tras consigo. ENfim mauzinho

O melhor -O primeiro filme ate ter certa piada

O pior - Ser uma copia com mudança de cor

Avaliação - D+

No comments: