Monday, May 31, 2010

Shrek: Forever After




Nao me recorde de nenhuma saga que sobreviveu na perfeiçao a quatro filmes, nem tao pouco aquelas que parecem inabalaveis como este Shrek. E o porque? acima de tudo porque as ideias se vao gastando, e aos poucos torna-se repetitivo deixando de ter a capacidade natural de nos surpreender. Dai que SHrek acabe comparativamente com os seus antecessores se tornar num fiasco. primeiro porque em termos criticos nao passou da mediania quando os primeiros filmes foram na sua maioria bem valorizados. E tambem em termos comerciais, onde pese embora ja ser um dos sucessos do ano, longe dos valores estronsodos dos seus antecessores.

Esta quarta aventura de Shrek e um bocado dispar, primeiro porque torna o filme numa realidade diferente tornando tudo ao zero, esquecendo o ja construido, e talvez aqui esta a residir o grande erro do filme, nao aproveitar o que de bom ja tinha sido ganho nos outros. E a nivel positivo o facto de aproveitar melhor os momentos comico musicais que ja sao tradicao no filme Shrek. Aqui eles estao melhor do que nunca e sao responsaveis pelos melhores momentos do filme.

Mesmo assim esta longe do carisma e da força dos primeiros dois filmes, as personagens parece ja terem dado tudo o que podiam dar a saga, e a introduçao de novas personagem nao tem qualquer tipo de efeito. mesmo as piadas com as historias de encantar nao tem o carisma de as de outros episodios.

O filme fala de um pacto elaborado entre Shrek e um estranho ser, no sentido do primeiro recuperar a sua forma d eogre assustador. Assim e encaminhado para uma outra realidade onde tudo que ganhou deixou de existir, e tera de construir tudo de novo para voltar.

EM termos de argumento e ligeiramente mais pobre do que os antecessores, principalmente em termos de dialogos, em termos comicos ja falamos da boa envolvencia musical, mas e pobre, principalmente na forma com que nao consegue dotar os novos personagens.

Em termos de realizaçao a aposta em 3d era clara, contudo nao e dos filmes mais vistosos neste registo, pese embora a boa realizaçao e produçao tipica da saga.

Em termos de vozes nada de novo, o quarteto principal ja nao e dissociado das suas persoangens que encaixam perfeitamente em cada um deles. Um dos grandes segredos de Shrek


O melhor - Os momentos comicos musicais


O pior - Voltar demasiado ao inicio


Avaliação -C+

No comments: