Wednesday, May 05, 2010

A single Man


Starring: Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult, Matthew Goode, Ryan Simpkins
Directed by: Tom Ford

A passagem do estilista Tom Ford para o mundo do cinema tornou-se numa das revelaçoes do ano de 2009, e pese embora nao tenha conseguido sprintar para a nomeaçao para o melhor filme do ano, na gala dos oscares, sem duvida que o facto de ter sido um dos filmes mais valorizados criticamente, mesmo que comericalmente nao tenha tido qualquer tipo de reprecursão.
Tom Ford como estilista que é tinha de dar enfase ao caracter estetico do filme, que acaba por ser claramente o objecto de maior adoraçao de um filme facil sobre a reflexao de um individuo, muitas vezes demasiado parado e silencioso, com personagens quase estaticas, o filme sofre o mesmo mal que a maioria dos filmes europeus que e se tornar muito rapido aborrecido, uma vez que o desenlace narrativo nao tem força para pegar no filme e superar o silencio que o filme tem em demasia.
Contudo os pontos em que o filme e forte e com toda a vontade, o caracter estetico quer a nivel de cenarios mas principalmente na configuraçao das personagens, e tambem na riqueza interpretativa principalmente de Firth. Contudo e apesar do seu final ser surpreendente e assinalavel, nao estamos perante uma obra que respire originalidade.
O filme fala de um professor homossexual, que fica sem razao de viver quando o seu namorado morre num tragico acidente de automovel, a disputa entre arranjar razao de viver e acima de tudo de nao se entregar a morte assinala o filme e acima de tudo o personagem
O argumento nao e uma fonte de originalidade alias grande parte do tempo e demasiado preso a determinados perceitos. As personagens no silencio que adoptam acabam por ser fortes pese embora nao tenha qualquer tipo de dialogo a assinalar entre elas.
A realizaçao e a componente mais forte do filme, para estreante Ford para alem de uma componente estetica brilhante, tem tambem um estilo proprio interessante que com outros ajustes principalmente noutro tipo de filme, o poderao tornar um caso serio de realizaçao
O cast apresenta uma das surpresas do ano um Firth misterioso, uma das maiores surpresas uma vez que nao se trata de um actor de excelencia. Contudo tambem se ressalva que a sua interpretaçao chama a atençao pelo facto de estarmos perante um ano morto, sem grandes momentos. Dai se possa perceber o porque de durante muito tempo Juliane Moore com um papel vulgar estivesse apontada como oscar contender.

O melhor - O estilo proprio de Ford.

O pior - Demasiado silencioso

Avaliação - C+

No comments: