Sunday, March 23, 2008

Never Back Down



Starring:
Sean Faris, Amber Heard, Djimon Hounsou, Cam Gigandet, Evan Peters
Directed by:
Jeff Wadlow


A geração Mtv na ultima decada não teve quase nenhum filme puramente de acção ou na sua essencia o chamado Filmes de luta que foram muito usuais na decada de 90 principalmente no pos Karate Kid. Never Back Down apostou-se em fazer renascer um genero algo apagado do mapa de forma a avaliar a recepçao a esse terreno. Num filme pequeno de uma produtora pequena sem grandes estrelas, o verdadeiro filme exploratorio, concentrado em actrizes bonitas, luta e musica. Os resultados foram algo dicotomicos, por um lado os resultados de bilheteira foram na sua maioria positivos, e que abrem terreno para novos filmes do genero, por outro lado a critica extremamente negativa a todos os pontos negativos do filme, não foram extremamente positivas a este filme.


Never Back Down deve ser avaliado segundo dois pontos como filme está longe de grande grau de elaboração, tudo e demasiado simplista facil, e pouco coeso, demasiado cinematografico e tipico dos filmes de acçao directamente para video, contudo a facilidade de visualização faz com que o tempo em volta deste filmes seja agradavel, na tipica conjugação do bom contra o mal, com outros apontamentos normalmente agradaveis para o espectador.


Não podemos esperar grandes coisas do filme, o argumento e inumeramente repetitivo, a coreografia das lutas estão longe de serem brilhantes, o sentido ideologico e narrativo do filme quase nunca esta presente, numa historinha basica, sem grandes objectivos mas que acaba por ter alguma eficacia num serão de domingo a tarde.


Não sera o filme ideal para quem gosta de cinema de autor, uma historia de um jovem orfão de pai que muda de escola e começa a perceber que na sua actual escola o lider e um combatente de lutas de rua que gosta de humilhar os outros, depois de um treino e algum drama familiar e amoroso tudo caminha para o confronto final.


O argumento do filme e repetitivo pouco creativo, pouco elaborado e sem grandes objectivos. as personagens sao o maximo limitadas possiveis, e as relações destas são tão esteriotipadas que por vezes parecem retiradas de um filme mexicano de serie B. O argumento e limitado mas parece que isto e propositado com os objectivos tambem eles limitados do filme.


A realização não e brilhante as sequencias de luta raramente conseguem explorar bom desenvoltimento cinematografico do filme, normalmente estas seqeuncias sao algo confusas, e o filme perde alguma intensidade por este facto, contudo tem em determinados pontos bons momento principalmente quando utiliza as novas tecnologias a sequencia do Youtube e deliciosa.


O cast e desprovido de dimensao e de renome dos principais protagonistas apenas Housoun num papel demasiado limitado como instructor de luta da alguma dimensao a este segmento do filme, contudo da mais aso ao seu poderio fisico do que a sua qualidade interpretativa. Para os principais papeis, actores jovens retirados de series juvenis, em papeis muito enquadrados com aquilo que nos habituaram nestas presenças.


O melhor - A sequencia de captação e polifração de videos.


O pior - A limitação propria do genero


Avaliação - C


No comments: