Friday, March 21, 2008

Dr. Seuss' Horton hears a Who



Starring:
Jim Carrey, Steve Carell, Dan Fogler, Carol Burnett, Seth Rogen
Directed by:
Jimmy Hayward, Steve Martino


O monopolio do cinema de animação, foi nos ultimos tempos uma batalha continua entre a SKG Dreamworks e a Pixar, contudo neste verdadeiro duelo de titas, a unica produtora que consegue se aproximar é a 20 century fox, principalmente com a saga de idade do gelo. Dos mesmos produtores surge uma aposta arrojada no terreno da animação. Num filme diferente, arrojado, e que coloca sem duvidas esta produtora como a 3º grande do genero. o filme obteve bons resultados de bilheteira, se bem que se o estrondo de idade do gelo, nem dos campeoes da SKG e Pixar, e conseguiu boas criticas, talvez as melhores de um ano, ainda em começo. Que o torna ate ao momento como o maior sucesso de 2008.


A animação sempre foi rica em argumentos extremamente originais e de uma creatividade imensa, principalmente na base do universo paralelo de diferentes seres e animais, contudo nenhum tinha ido tão longe numa ideia de base como esta história, num paralelismo de universos dimensionais, na forma como constroi não so cada uma destas realidades (algo mais pobre neste particular do que estamos habituados) mas acima de tudo na coesao com que consegue explorar o contacto entre ambas. Nos filmes mais infantis como este normalmente e dificil de encontrar uma excelencia da coesao narrativa, contudo neste titulo esse particular e muito surpreendente na tentativa de explicar todos os pontos menos logicos de um filme na sua essencia pouco logico.


Obviamente que nao temos a excelencia narrativa e moral dos universos criados nos diferentes filmes da pixar, mas conseguimos ter neste filme, uma historia de base interessante e creativa, ao mesmo tempo capaz de enterter o espectador do principio ao fim, e com um humor inteligente, bem articulado e actualizado, que tem sido a grande dificuldade dos filmes menores de animaçao.


è um filme completo, que consegue novamente ser interessante para as diferentes idades, se os universos sao algo infantis, a forma do argumento ja se adequa bastante aos mais velhor.


A historia fala-nos de um elefante que apos uma queda na agua aumenta a sua capacidade auditiva e ouve num pequena flor vozes, e descobre que la se encontra um mundo paralelo com seres e habitantes, dai e depois do contacto e a tentativa das duas personagens nas diferentes realidades tentar provar que nao estão malucos e que este paralelismo existe lutando pela vivencia salutar dos mesmos.


O argumento do filme tem uma coesão impressionante principalmente na forma como liga todas as pontas do filme nao deixando qualquer tipo de caminho aberto para tras, pode nao ser do mais rico na forma como caracteriza as personagens, sendo este ponto visivel nas limitaçoes poe exemplo dos viloes da historia, mas contraria este facto com a originalidade da base e da ideia principal do filme. Mesmo do ponto de vista de intensidade tematica do filme, temos uma historia riquissima, e bastante adulta.


Do ponto de vista produtivo e notorio que a 20 fox ainda se encontra longe do primor quer da SKG quer da Pixar, mas tenta contornar com outro tipo de apostas, como ja tinha efectuado com o humor em idade do gelo, e com a complexidade narrativa neste filme. Obviamente que esta um pouco aquem do que melhor vimos, mas isso parece nao ser fulcral para o desenvolvimento do filme.


Ao contrario, ou mesmo na tentativa de contornar as dificuldades produtivas o filme aposta, na riqueza do cast, dois dos maiores simbolos da comedia fisica norte americana, criam um cenario dificil de melhorar no registo vocal, poucos tem a capacidade interpretativa vocal de Carey e Carrel, dai que o filme acaba por ter neste ponto a sua maior força comercial, apostando em dois pesos pesados para assumir as suas personagens principais, Neste particular o destaque vai para excelente interpretaçao vocal de Carrel, ja Carey, devido a sua infindavel qualidade neste particular, pensamos que poderia ser ainda mais espetacular apesar do bom registo.


O melhor - O humor actual do filme


O pior - As limitaçoes da produçao visual do filme


Avaliação -B


No comments: