Friday, March 28, 2008

Drillbit Taylor



Starring:
Owen Wilson, Alex Frost, Matt Gallini, Troy Gentile, Nate Hartley
Directed by:
Steven Brill


Nos ultimos tempos Hollywood tem assistido ao explodir de um tipo de comédias, algo peculiar, debruçada sobre as aventuras sociais dos chamados "loosers", o inicio deste fenomeno começou com o Icon Napoleon Dynamite, mas só o ano passado com os sucessos de Knocked Up e principalmente de Superbad, o genero ficou cada vez mais forte. Este ano e dos mesmos autores destes filmes surgiu este peculiar filme incidindo sobre uma faixa etária mais jovem de "loosers", com o ponto de interesse de ser o primeiro filme apos a depressão de Owen Wilson. Ao contrario dos seus antecessores, o filme esteve longe de ter grandes criticas, com a maioria delas mostrar indiferença perante ele, bem como a nivel de bilheteira estar muito distante dos sucessos estrondosos quer de Super Bad, e mesmo de Knocked Up.


Drillbit Taylor, e mais um filme politicamente incorrecto sobre as aventuras sociais de um grupo de Nerds, desta vez a diferença relativamente aos seus antecessores, e a inexistencia do elemento supresa ja que estamos muito mais habituados ao genero e por isso mais exigentes. A formula e repetida e por isso menos considerada, contudo o filme resulta bastante bem do ponto de vista humoristico conseguindo por vezes gags de uma realização extrema, as sequencias na casa de banha são brilhantes. Contudo como guiao de desenvolvimento da historia e obviamente um parente pobre do genero, tudo parece demasiado fantasioso, fora da realidade, como de marionetas se tratasse. Dai que o pouco realismo que estes filmes tentam ter esbatem no absurdo de inumeras situações principalmente aquelas que envolvem o personagem que dá nome ao filme.


A historia aborda a entrada de tres jovens com problemas de aceitaçao social no mundo do liceu, e que depois de serem constantemente vitimas de Bully, decidem contratar um guarda costas, aqui surge a personagem de WIlson, um sem abrigo que se tenta passar por ex ranger. depois o normal jogo de proximidade de conflito, com muitos gags de humor fisico, e mesmo de humor mais negro, mas o filme nunca tenta adquirir grande complexidade perferindo sempre recair sobre o mais superficial possivel.


O argumento funciona bem quer na caracterizaçao dos elementos mais jovens dos filmes e no submundo Nerd, mas perde um pouquinto quando tenta entrar dentro de outras realidades, sendo pouco coeso neste ponto, a narrativa esta longe do ponto de vista de creatividade e riqueza de historia de ser forte, salvando-se pelas situaçoes comicas, que na maior parte das vezes conseguem chegar aos seus intentos.


A realização de uma comedia deste genero e sempre um aspecto mais pobre do filme, e neste filme nao e excepçao, pouco risco, pouco mais que o natural o filme desenrola-se a um bom ritmo sem qualquer tipo de objectivos neste segmento do que transmitir as imagens mais tipicas que o guião requer.


O cast, é bem conseguido principalmente na imagem e na forma como sao desempenhados os papeis juvenis, já Wilson, parece sempre melhor actor nas comedias com uma tonalidade mais melodramatica, principalmente naquelas em que e autor do argumento do que propriamente nestas comedias de humor mais fisico, onde as suas limitaçoes parecem por demais evidente. demonstrando não ser um actor versatil, nem dotado de grandes instrumentos de interpretaçao.


O melhor - As sequencias algo sadicas da casa de banho.


o Pior - Alguma confusão na dinamica moral apresentada



Avaliação - C+


No comments: