Thursday, March 13, 2008

10,000 Bc


STARRING



Steven Strait, Camilla Belle, Cliff Curtis, Omar Shariff, Timothy Barlow



Inicialmente quando se percebeu que este filme iria sair em Março desde logo surgiu a ideia de que este ano a epoca alta do cinema iria começar mais cedo, e logo com um peso pesado dos Blockbusters numa aposta grandiosa de Emerich e dos seus efeitos especiais, sempre prontos a surpreender os mais ceptiocos de Hollywood. Um acontecimento do ano estava marcado para este ano, muitos considerariam que seria o verdadeiro bastiao cinematografico da pre historia. Contudo desde logo e com as primeiras criticas observou-se que algo poderia correr mal, nao so do ponto de vista critico onde Emerich nunca foi muito considerado e ja colecionou inclusive um falhanço estrondoso com Godzilla, contudo neste caso as criticas foram ainda mais pesadas, e logo na estreia observou-se que mesmo na bilheteira estavamos perante uma desilusão, sem vigor nem resultados de blockbuster o filme parece caminhar para se tornar um dos floops relativos deste ano.



Emerich nunca foi conhecido pela complexidade dos seus filmes, ou então pela maturidade dos seus guiões, contudo esta falta de envolvencia, de complexidade e de desenvolvimento atinge proporçoes gritantes, parece que o realizador alemão se esquece por completo da narrativa do filme reunindo apenas uma base nuclear retirada de qualquer filme de acção de ultima categoria, reunindo uma duzia de frases pré feitas, e aposta tudo nos efeitos especiais e na qualidade fotografica do filme.O que torna este filme, como uma das obras mais pobres narrativamente que há historia, e tornam, ao contrario dos seus anteriores filmes, um filme aborrecido mesmo do ponto de vista de entertenimento.



Obviamente que visualisamos alguns dos efeitos especiais mais brutais que há memoria principalmente na recriação das diferentes especies, com clara ligação ao conteudo de Idade do Gelo. Bem como uma fase final riquissima na dimensao produtiva que atinge, nao so em cenarios mas tambem no inumero numero de figurinos presentes. Mas nada disto disfarça uma linha narrativa fraquissima, que leva o espectador a nunca encontrar um objectivo cinematografico claro nesta obra.



A historia e o mais basico e linear que á memoria, numa junção profetica um conjunto de habitantes num passado longinquo vê-se dominado por um conjunto de pessoas tiranas, e tudo muda quando um guerreiro com poderes especiais consegue nao so alterar o espirito das pessoas mas tambem dos animais e sozinho consegue derrotar o imperio, sempre com o cliche de salvar a sua amada, Uma historia repetida pouco desenvolvida, com traços mitologicos impreceptiveis por diversas ocasioes.



O argumento do filme, e sem duvida um dos argumentos mais mal elaborados que há memoria para uma grande produção, os protagonistas sao mal caracterizados desprovidos de carisma, enquanto que toda a linear historia e criada em torno de uma força das personagens que nunca existe. Os dialogos para alem de soaream a cliches de filmes do genero, nunca sao bem enquadrados e o desenvolvimento narrativo atinge niveis gritantes de pobreza e previsibilidade.. Enfim o grande desastre do filme.



Emerich movimenta-se como quer no terreno das mega produções com diversos meios tecnologicos, sabe prefeitamente como aproveitar cada efeito especial disponivel para tornar o seu filme o mais grandioso que á memoria, e neste segmento conseguiu fazer um filme impressionante do ponto de vista estetico, mas completamente nulo em todos os outros segmentos.


Foi na escolha do cast que começaram a surgir as primeiras jovens, aposta em jovens actores inexperientes, cujo o papel de maior destaque era em filmes de terror de qualidade mais que duvidosa, era um risco muito elvado para um filme com tanto em jogo, e tambem neste segmento acaba por perder, Starit perde-se totalmente na dimensão do filme, chegando em determinadas ocasioes em provocar pena no espectador perante tão excessivo peso num actor tão limitado, a menina nespresso Bell, que ate poderia ter alguma vantagem pela visibilidade do curto anuncio, tambem nao consegue responder as necessidades de um filme, negativo neste particular.


O melhor : Os espetaculares efeitos especiais.


O Pior - Um argumento pessimo, um exemplo de como não se perde tempo em pensar uma historia.



Avaliação - D


No comments: