Tuesday, January 29, 2008

sweeney todd




Tim Burton e sem sombra de duvidas o maior criativo de Hollywood, capaz de criar historias, e acima de tudo o contexto destas que transforma cada um dos seus filmes como autenticas obras de arte, quer pelo tom poetico das mesmas, quer pela beleza dos quadros que casa sequencia se traduz, quer pela moral representada. Formando verdadeiros hinos ao prazer das imagens cinematograficas. Com este Sweeney Todd Burton acrescenta ainda mais um complemento a todas as outras virtudes dos seus filmes, ou seja a componente musical, realizando este musical, sem nunca perder as suas principais caracteristicas, chegando mesmo a vincar. O filme foi muito bem recebido pela critica, chegando mesmo a estar perfilado para os Oscares, contudo a violencia e acima de tudo a extravagancia de Burton esta longe daquilo que a academia procura no reconhecimento dos oscares, dai que apenas depp conseguiu a honra da nomeaçao, mesmo assim e um dos filmes criticamente do ano, ao qual reuniu um consistente resultado de bilheteira embora nos tenha parcido que a dreamworks, esteve ao seu pior nivel na fraca divulgaçao e expansao de um filme.

Dizer que artisticamente e talvez o filme mais evoluido de Burton nao esta longe da realizadade, os contextos os cenarios todo o ambiente negro e aquilo que mais associamos a Burton, principalmente o de estranho mundo de Jack, em todos os outros ingredientes encontramos um filme ao nivel que so Burton em Hollywood consegue fazer, entramos naquele universo e nao queremos sair de la, o filme seduz o espectador, com as suas imagens com os seus versos cansados, sem medo de arriscar num filme ao mesmo tempo belico, mas que nao tem medo de ir ao limite do horror ou mesmo do bom gosto humano. Conseguindo que um filme com canibalismo e montanhas de sangue seja ternuro e belo. Alias esta duplicidade de sensaçoes e apanagio dos contextos burtianos.

A unica falha e talvez na profundidade moral da historia, apesar de esta dimensao ser forte, por vezes as metaforas, de Burton, muito bem utilizadas em sequencias de fabrica de chocolate e em todo Big Fish, nao estao presentes, o que perde alguma complexidade narrativa, mas contrasta com um maior aproveitamento produtivo que faz com que cada sequencia seja mais inesquecivel do que a outra.

E talvez o filme mais completo do ano, talvez por ser pouco convencional, e talvez a obra reprimida, mas que passara na memoria de todos.

O argumento e brilhante na forma como conjuga a interaçao musical entre as personagens e como as contextualiza no espaço e no momento, consegue ser emotivo, apelativo para o publico que vai conquistando a cada dialogo que passa. E forte, arriscado, mas so assim se consegue chegar ao topo.

Burton e na minha opiniao o maior cineasta de Hollywood, e o filme tem a sua marca em cada segundo, nao esquecendo em qualquer momento a sua ideia do que quer, formando a nivel de estetica talvez uma das maiores obras de sempre do cinema contemporaneo.

Quanto ao cast, Depp e neste momento o actor mais poderoso e amado de Hollywood, principalmente pelo merito de ser bom actor, e neste filme, tem uma intepretaçao a todos os niveis brilhante quer do ponto de vista de interpretaçao sentimental quer fisica, mesmo com a exigencia do plano vocal, depp tem uma das interpretaçoes mais fortes e completas que há memoria, provavelmente pouco convencional para o Oscar, mas que e de tal forma arrebatadora que quase nos esquecemos que todos os outros secundarios se encontram a um nivel brutal.


O melhor - A beleza de todo o filme... e um quadro interactivo.


O pior - Falta uma metafora Burtiana, como a casa que nao estava la, ou a sala das bandeiras.


Avaliação - A

No comments: