Friday, January 04, 2008

The Great Debaters




Denzel Washington enquanto actor e pessoa foi sempre uma pessoa com uma dimensao politica muito forte, principalmente anunciando as diferenças raciais, sendo que toda a sua filmiografia quer como autor quer como realizador foi sempre dando foco neste tipo de temas. Esta sua segunda experiencia como realizador era apartida um filme menor, contudo contigencias de uma boa recepçao critica que lhe valeu inclusive uma surpreendente nomeaçao para melhor filme dramatico nos globos de ouro, este aspecto levou a que o filme conseguisse uma distribuiçao mais forte e tambem um resultado de bilheteira mais aceitavel.

O exagero politico de determinados filmes enquadrado em dimensoes politicas fazem com que os filmes apesar de interessantes e fortes emocionalmente se assemelhem em demasia a telenovelas, e este filme acaba por ser isso. Ao implementar uma mensagem politica, ou tentar relatar uma dimensao politica sob a forma de concurso de debates, o filme cai em facilitismos que nao o ferem mas que nao o deixam com a dimensao que a poderiam ter´.

Apesar de o filme ser uma obra de visualização forte quer do ponto de vista emocional quer de uma narrativa intensa e forte, tem o seu problema na repetiçao constante de uma historia ja por demais abordada que nada de noto parece trazer para o cinema, apesar de ser um bom exercicio criativo e talvez politico.

O argumento e bem criado, e forte nas suas dimensoes mais naturais como evoulução da historia criaçao de personagens, balanço narrativo e historico, tudo parece bem articulado agora tudo ja foi visualizado por diversas vezes no cinema falhando na componente novidade.

Washington, nesta sua nova experiencia parece bastante melhor autor do que realizador, mostrando mais riqueza na narrativo e desenvolvimento das historias do que propriamente na riqueza de imagens que se reduz quase sempre ao qb.

O cast washington recheia-o de qualidade com a presença quer dele proprio quer do novo icon dos afro americanos withaker, ambos estao ao nivel positivos que ja nos habituaram, contudo nao sao eles que tomam a redea do filme sendo um grupo de desconhecidos jovens actores, com alguma qualidade a brilhar, como ja o tinha feito Derek Luke no outro filme do actor.


O melhor - A clareza narrativa-


O Pior -Tema mais que abordado desta forma no cinema.


Avaliação - B-

No comments: